Dados enviados pelo público geram registros inéditos de anfíbio exclusivo da Mata Atlântica

Publicado em 24/10/2024 às 16:13

Compartilhe

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Gravações e fotografias enviadas por cidadãos cientistas permitiram mapear novas ocorrências do sapinho-de-chifre-paviotii (Proceratophrys paviotii), um anfíbio exclusivo da Mata Atlântica, classificado como Quase Ameaçado (NT) de extinção pela IUCN. Com essas novas localizações, especialistas coletaram pela primeira vez material genético e gravações do repertório vocal dessa espécie pouco estudada. O resultado desse trabalho foi publicado no periódico internacional PeerJ, com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do ABC (UFABC).

O estudo apresenta, de forma inédita, uma comprovação de identidade e relações evolutivas baseadas em DNA, além de detalhar o repertório vocal desse sapinho e fornecer informações atualizadas sobre seu estado de conservação. “Este trabalho é um exemplo prático de como o envolvimento da sociedade em projetos de pesquisa, através da Ciência Cidadã, pode ampliar o conhecimento científico e contribuir para a conservação das espécies”, afirma João Victor A. Lacerda, pesquisador do INMA e um dos autores do artigo.

Em 2020, pesquisadores do INMA, sediado em Santa Teresa, Espírito Santo, criaram o projeto “Cantoria de Quintal”, que incentiva o público a registrar espécies de anfíbios. Utilizando o WhatsApp, participantes enviam gravações de sons ou fotos, que são analisadas por especialistas. Em menos de quatro anos, o projeto recebeu mais de 900 arquivos de 160 cidadãos cientistas, registrando cerca de 40 espécies, incluindo algumas ameaçadas, raras ou pouco conhecidas.

Entre os registros, destacaram-se os do sapinho-de-chifre-paviotii, uma espécie pouco estudada e classificada como Quase Ameaçada. Foram enviados 42 registros por 10 cidadãos cientistas da região de Santa Teresa/ES, permitindo o mapeamento preciso da espécie. Com base nessas ocorrências, os especialistas conduziram pesquisas de campo para coletar gravações vocais e amostras genéticas, que confirmaram se tratar de uma espécie única, relacionada a outras três do Brasil.

Os anfíbios estão entre os animais mais ameaçados de extinção no planeta, com 40% das espécies em risco de desaparecer. “Projetos de Ciência Cidadã têm contribuído significativamente para a geração de dados sobre anfíbios em todo o mundo”, ressalta Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, professora da UFABC e coautora do estudo.

O projeto “Cantoria de Quintal” é pioneiro no Brasil ao trabalhar com gravações sonoras enviadas pelo público. “Esperamos que este estudo inspire o surgimento de iniciativas semelhantes, especialmente no Brasil, o país mais diverso em espécies de anfíbios do mundo!”, diz João Victor, coordenador do projeto.

O sapinho-de-chifre-paviotii, classificado como Quase Ameaçado, não é tão raro quanto se pensava, sendo encontrado até em áreas urbanas. A expectativa é que, em avaliações futuras, sua classificação seja rebaixada para Menos Preocupante (LC). No entanto, a busca por populações desconhecidas e o monitoramento contínuo são recomendados. A descrição do repertório vocal e da identidade genética da espécie facilitará futuros registros e estratégias de conservação.

A participação pública no estudo foi limitada ao envio de dados de ocorrência, mas o envolvimento em projetos de Ciência Cidadã pode ser mais abrangente, incluindo a proposição de perguntas de pesquisa, coleta e análise de dados, e divulgação dos resultados. O “Cantoria de Quintal” busca aumentar esse engajamento, colaborando com escolas e visitantes de Unidades de Conservação.

“É recompensador ver o crescente envolvimento da sociedade com a ciência e a conservação, especialmente de anfíbios, que muitas vezes enfrentam preconceitos. Além de gerar dados valiosos, o projeto visa aproximar o público do método científico, mudando a forma como as pessoas entendem e valorizam a ciência”, conclui João Victor.

Fonte: INMA

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral