Casos de escarlatina faz Domingos Martins entrar em alerta

Publicado em 19/09/2024 às 12:09

Compartilhe

Dica-escarlatina

Texto: Bruno Caetano

A Secretaria Municipal de Saúde de Domingos Martins emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de escarlatina na região. A doença, que é infecciosa e contagiosa, afeta principalmente crianças em idade escolar, especialmente durante a primavera.

Dados mais recentes divulgados pela Vigilância Epidemiológica apontam que, até 17 de setembro deste ano, o município registrou oito casos, um número expressivamente maior em comparação com os três casos contabilizados em todo o Espírito Santo entre setembro e novembro de 2023.

A escarlatina é causada pela mesma bactéria que provoca amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela, causando manchas vermelhas na pele. A transmissão ocorre pelo contato com saliva ou secreções nasais de pessoas doentes, ou assintomáticas, por meio de tosse, espirro, beijos ou objetos contaminados. O período de incubação varia de 1 a 10 dias.

A enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Karina Degen, comentou sobre a situação. “O aumento no número de casos em nosso município é alarmante. Precisamos da colaboração de todos para monitorar e agir rapidamente. Fiquem atentos aos sinais e sintomas e procure atendimento médico ao primeiro indicativo”, destacou.

Procurada, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que a escarlatina não é uma doença de notificação compulsória, o que impede a obtenção de dados específicos sobre novos diagnósticos. Dessa forma, a identificação e o tratamento ocorrem diretamente nas unidades de saúde. 

Mesmo sem a obrigatoriedade de notificação, pediatras da região têm observado um aumento nos diagnósticos em seus consultórios. A falta de repasse obrigatório de informações pelos municípios, segundo eles, dificulta a avaliação precisa da situação.

Diante do surgimento de surtos, especialmente em escolas, a Vigilância recomendou que o afastamento de crianças diagnosticadas deve ser considerado até 24 horas após o início do tratamento com antibióticos, a fim de evitar a disseminação da infecção. Além disso, a prática de higiene adequada, como a lavagem frequente das mãos, é fundamental para a prevenção da doença.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas