VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Publicado em 22/08/2024 às 11:55

Compartilhe

capa coluna vida saudável

Especialista explica as diferenças e semelhanças entre os tipos da doença e suas implicações para o tratamento

A diabetes é uma enfermidade crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 463 milhões de adultos vivem com a condição, e esse número deve aumentar para 700 milhões até 2045. A doença é caracterizada pela incapacidade do corpo de produzir ou utilizar insulina de maneira eficaz, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Entender os diferentes tipos de diabetes é crucial para a prevenção, diagnóstico e tratamento adequados.

O médico e professor do curso de Medicina do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Cláudio Duarte, explica que existem diferenças e semelhanças entre os tipos de diabetes. “A tipo 1 é uma condição autoimune onde o sistema imunológico ataca e destrói as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Geralmente diagnosticada na infância ou adolescência, mas pode ocorrer em adultos. Os sintomas incluem sede excessiva, micção frequente, fome intensa, perda de peso inexplicável e fadiga. O tratamento envolve a administração diária de insulina e monitorização constante dos níveis de glicose no sangue”, ressalta.

Já a diabetes tipo 2 é a forma mais comum da enfermidade, representando cerca de 90% dos casos. Ela ocorre quando o corpo não usa a insulina de forma eficaz ou não produz insulina suficiente. Este tipo é frequentemente associado ao excesso de peso e à inatividade física, mas também pode afetar pessoas magras. Os sintomas incluem fadiga, visão turva, cicatrização lenta de feridas e infecções frequentes. O tratamento pode envolver mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, além de medicações orais e, em alguns casos, insulina.

Foto: Freepik

“Durante a gravidez, a diabetes gestacional afeta mulheres que não tinham diabetes antes de engravidar. Este tipo é detectado por meio de exames de rotina entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. Fatores de risco incluem obesidade, histórico familiar e idade avançada da mãe. A diabetes gestacional pode aumentar o risco de complicações durante a gestação e o parto, além de aumentar a probabilidade de a mãe e o bebê desenvolverem diabetes tipo 2 no futuro. O tratamento geralmente envolve dieta e exercícios físicos, e em alguns casos, o uso de insulina”, diz o médico.

O termo pré-diabetes é usado para descrever níveis de glicose no sangue que são mais altos do que o normal, mas ainda não altos o suficiente para um diagnóstico de diabetes tipo 2. Indivíduos têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrames. Mudanças no estilo de vida, como perda de peso, aumento da atividade física e alimentação saudável, podem ajudar a prevenir ou retardar a progressão para a condição tipo 2.

“A diabetes é uma enfermidade complexa que exige um entendimento profundo de seus diferentes tipos e formas de tratamento. Independentemente do tipo, o controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue, a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames regulares são essenciais para a gestão eficaz da doença. Se o indivíduo suspeita que pode ter diabetes ou está em um grupo de risco, deve procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza Cláudio Duarte.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo

Últimos artigos de Vida Saudável

Casos de irritações e infecções oculares aumentam no verão

Dá tempo de emagrecer até o verão? Médico responde e faz alerta sobre dietas extremas

Seus olhos podem revelar mais do que você imagina, inclusive sinais de câncer

Dia Nacional de Prevenção à Obesidade: nova medicação marca uma virada na luta contra o sobrepeso e o diabetes

Dor crônica e Parkinson: quando a cirurgia pode devolver qualidade de vida