Mulher é resgatada após viver 47 anos em situação análoga à escravidão em Minas Gerais

Publicado em 18/07/2024 às 09:02

Compartilhe

Photo of chain on stone

Foto: Freepik

Uma mulher que foi resgatada das condições análogas à escravidão pelo Ministério do Trabalho, relatou, na terça-feira (16), ter sido explorada por 47 anos e agredida pelos patrões.

Ângela Maria da Silva, hoje com 60 anos, foi resgatada em uma fazenda em Frutal, cerca de 200 km de Uberlândia, cidade de Minas Gerais, e conta ter sido explorada desde criança, por duas gerações de uma família.

Anúncio

“Fui para lá quando eu tinha 12 anos”, contou Ângela ao Profissão Repórter, programa da Rede Globo.

Ao ser resgatada, os fiscais notaram que ela estava com marcas de violência pelo corpo.

“Ele estava com o olho roxo. E depois ela esclareceu que havia sido agredida recentemente por um dos membros da família”, disse Paulo Gonçalves Velozo, procurador do Trabalho/MG.

Anúncio

Ângela afirma que os patrões batiam muito nela. “Muitas vezes me sufocou no sofá, apertou minha garganta.”

Ela ainda conta qual foi a sensação ao descobrir que estaria livre.

“Quando me disseram ‘agora você está livre, ninguém vai fazer mais nada com você’, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, porque eu sabia que, a partir daquele momento, minha vida iria mudar”, disse a mulher.

Denúncia

Os vizinhos que denunciaram a situação de Ângela para o Ministério do Trabalho.

A Justiça já determinou que Ângela receba os salários que nunca foram pagos, além de indenização por todas as situações degradantes e de violência a que foi submetida.

Após o falecimento dos antigos patrões, os advogados da família entraram com recurso e estão à espera de um novo julgamento.

Fonte: Portal IG

Veja também

CantarES(1)

CantarES reúne 13 corais e celebra 50 anos do Coral da Ufes em Vila Velha

Geraldo Tesch (3)

Cooperativa leva produção de agricultores de Domingos Martins para estudantes de todo o Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-09-16 at 17.36.45

Homem em situação de rua pede internação durante audiência pública em Domingos Martins

capa

Obra de pavimentação da estrada do IFES é paralisada e Prefeitura não informa retomada

Foto - Picasso no Palácio Anchieta - Crédito - Rodrigo Gavini (6)

Exposição de Picasso supera 20 mil visitantes em Vitória

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária