PEC da Anistia será votada no Senado na volta do recesso

Publicado em 18/07/2024 às 08:50

Compartilhe

politica-18-07-ft-Edilson-Rodrigues-Agencia-Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) declarou que não haverá votação da  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia nesta quarta-feira (17). A medida pode livrar os partidos políticos de multas eleitorais.

A proposta não estava na pauta da CCJ, no entanto, após a pressão de senadores, havia a expectativa dela ser debatida nesta quarta.

A “PEC da Anistia” isenta os partidos políticos das penalidades por não terem cumprido as obrigações de destinar recursos mínimos para candidatos negros e pardos nas eleições anteriores.

Atualmente, a norma estabelece que os recursos devem ser distribuídos de forma proporcional às candidaturas — ou seja, se os candidatos negros representam 40% do total do partido, devem receber pelo menos 40% dos fundos eleitorais disponíveis.

Davi Alcolumbre negou a inclusão de mais projetos na mesma sessão.

“Eu apenas, sem tentar polemizar ou politizar, vou manter o que disse na última reunião para convocação desta reunião: nós teremos apenas nessa reunião a decisão desses dois itens. Essa presidência não fará a inclusão de nenhum item extrapauta. Esta reunião foi convocada para dois itens, e esta presidência não incluirá nenhum item extrapauta”, disse o presidente da CCJ ao senador Eduardo Girão.

As duas pautas citados por Alcolumbre eram um projeto que resulta em crime a criação de barreiras para impedir acesso a praias, e a proposta que amplia a autonomia do Banco Central.

“Às vezes, a gente se pauta por uma fala que não houve. A gente fica discutindo o sexo dos anjos, esse é o problema da política brasileira”, concluiu Alcolumbre.

PEC da Anistia

A PEC da Anistia já é aprovada pela Câmara e é bastante defendida pelos senadores. Veja o que o texto propõe:

  • Isentar os partidos políticos de penalidades por não cumprir com os repasses mínimos para candidaturas negras.
  • Estabelecer um programa para refinanciamento das dívidas das agremiações partidárias e permitir o uso de recursos do Fundo Partidário para quitar multas eleitorais.
  • Ampliar o perdão às multas impostas às siglas durante os processos de prestação de contas eleitorais — uma medida criticada por 40 entidades como uma “anistia ampla e irrestrita para todas as irregularidades e condenações de partidos políticos e campanhas eleitorais”.

Fonte: Portal IG

Veja também

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória

sus digital

Ministério da Saúde institui Rede Nacional de Dados em Saúde como plataforma oficial de integração de dados do SUS

Nova especie de sapo

Nova espécie de rã é descoberta no Parque Estadual do Forno Grande, no Espírito Santo

Beautiful brown horse, close-up of muzzle, cute look, mane, background of running field, corral, trees. Horses are wonderful animals

Ração contaminada mata 284 equinos e empresa é interditada