Encontro de Capoeira reúne adolescentes de projetos sociais, usuários da APAE, congueiros e capoeiristas

Publicado em 04/07/2024 às 11:56

Compartilhe

geral-04-07-ft-gov-es

Com o objetivo de expandir e divulgar a cultura capixaba, o 10º Encontro de Capoeira e Culturas Afro-brasileiras será realizado nos próximos dias 12, 13 e 14 de julho, no município de Viana. Haverá a integração de crianças e adolescentes de projetos sociais de regiões diferentes da Grande Vitória, usuários da APAE Cariacica, congueiros de Viana, professores e mestres de capoeira do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo e demais fazedores de cultura promovendo e fomentando a capoeira, o congo, o maculelê entre outras manifestações.

O Encontro de Capoeira e Culturas Afro-brasileiras é um evento promovido pelo Mestre de capoeira Jefinho (Jefferson de Azevedo Fernandes) e ao longo das nove edições realizadas conseguiu atender a mais de cinco mil participantes, formar capoeiristas, e integrar a capoeira com outras culturas de origem afro-brasileiras.

“Estamos vivendo um momento muito especial na cultura do Espírito Santo, no qual projetos incríveis estão sendo realizados de norte a sul, e da mesma forma acontecerá aqui em Viana com o Encontro de Capoeira e Culturas Afro-brasileiras, se concretizando em um final de semana repleto de troca de experiências, aprendizagem, inclusão e muito desenvolvimento cultural”, afirmou a produtora do evento, Professora Chris.

Dentro da programação que tem início na sexta-feira (12) e vai até o domingo (14), terão oficinas, palestras, apresentações culturais, bate-papo com mestres da cultura popular e formatura de novos profissionais da arte capoeira. Entre os oficineiros que vêm de fora do estado, marcam presença Mestre Gororoba e Formanda Priscila do Rio Grande do Sul e Mestre Coruja de São Paulo.

O evento é realizado com recursos do Funcultura (Lei Paulo Gustavo), através da Secretaria da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (Minc), sendo gratuito e aberto a toda população.

Endereços;

Sexta-feira
Parque Linear de Canaã – R. Furtado – Primavera, Viana ES
19h às 21h

Sábado
Ginásio de Esportes de Vila Bethânia: Av Jones dos Santos Neves, 12 – Vila Bethânia – Viana/ES
8h às 20h

Domingo
Teatro Municipal de Viana – R. Av. Florentino Ávidos, 2-146 – Centro, Viana – ES
9h às 12h

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA FEIRA
19h- Abertura do evento; Apresentação da Banda de Congo de Piapitangui; Fala inicial
19h30- Oficina de Capoeira
20h30- A Imaterialidade da Roda de Capoeira; Rodas de capoeira: crianças, adolescentes e adultos
21h- Encerramento

SÁBADO
8h- Recepção; Café da Manhã
8h30- Fala inicial de abertura; Agradecimentos iniciais
9h- Oficina de Maculelê
9h40- Fala das Autoridades; Oficina de Samba de Roda/Musicalidade
10h30- Oficina de Congo
11h- Oficina de Capoeira
12h- Almoço
13h- Palestras: A História da capoeira no Espírito Santo; Capoeira e Inclusão de Pessoas com deficiência
14h- Mesa Redonda – Bate Papo com os(as) Mestres da Cultura Popular
15h- Oficina de Capoeira – Alunos Intermediários; Roda de Capoeira – Alunos Intermediários
17h30- Oficina de Capoeira – Alunos avançados
18h30- Roda de capoeira – Alunos avançados
19h30- Palestra – Capitalização de recursos para a Capoeira
20h30- Encerramento

DOMINGO
8h- Recepção dos convidados; Entrega das camisas; Café da Manhã
9h- Abertura da solenidade de Batizado e formatura; Fala das autoridades; Agradecimentos
9h30- Apresentações Culturais; Maculelê; Fanfacongo;
10h- Formatura, Entrega de Graduações e Batizado.
11h30 – Encerramento

Fonte e foto: Governo ES

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima