SOS Mata Atlântica passa a monitorar as águas dos rios do Espírito Santo

Publicado em 25/06/2024 às 16:44

Compartilhe

geral-25-06-ft-Leonardo-Mercon-reserva-aguia-branca

Fotos: Leonardo Merçon

Uma das maiores iniciativas de monitoramento participativo da qualidade da água no Brasil ganha reforço no Espírito Santo, por meio do patrocínio do Grupo Águia Branca, que fará um investimento de R$ 300 mil até 2026. O Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica, reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem. A parceria será oficialmente assinada num evento, dia 26 de junho, das 10h às 13h, na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. 

O Grupo é a primeira empresa capixaba a apoiar o programa e a parceria se dá, sobretudo, no âmbito da causa Água Limpa, defendida pela ONG, que luta há mais de 35 anos pela despoluição dos rios da Mata Atlântica. O objetivo é fortalecer os grupos de voluntários participantes e ampliar os pontos de coleta, bem como atuar de forma conjunta em estratégias de sensibilização e engajamento das comunidades envolvidas.

“O nosso apoio ao projeto foi motivado pela grande sinergia com os objetivos da Reserva Águia Branca, área de preservação ambiental mantida pelo Grupo, onde buscamos contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentável e colaborativa”, explica a Head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca, Adriana Denadai.

Na região da Reserva Águia Branca, localizada nas montanhas capixabas, quatro pontos de monitoramento estratégicos serão estabelecidos – dois dentro da própria Reserva e outros dois em comunidades vizinhas. A ideia é que o trabalho de monitoramento envolva não apenas a população local, mas os visitantes que frequentam a unidade de conservação. “Acreditamos que essa atuação a várias mãos contribuirá na construção de uma base sólida para a tomada de decisões e implementação de estratégias eficazes de conservação da natureza”, reforça Gustavo Veronesi, coordenador do programa.

Sobre o Observando os Rios

A iniciativa acontece em 17 estados, com cerca de 300 pontos de coleta e participação de mais de 2 mil pessoas, sendo a maior rede de voluntários ligada à causa Água no Brasil.

O monitoramento das águas é realizado com auxílio de um kit desenvolvido e disponibilizado pela SOS Mata Atlântica. Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados por canais digitais. Os indicadores contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade civil e gestores públicos sobre a condição ambiental dos rios e mananciais brasileiros.

Serviço:

Evento de mobilização do Observando os Rios. Roda de Conversa mediada pela SOS Mata Atlântica e com a presença de Wagner Eduardo Vasconcellos – Promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Justiça Cível de Cachoeiro de Itapemirim (Curadoria de Meio Ambiente) e Paulo Henrique Moulin Breda – Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim
Data: 26 de junho, das 10h às 13h
Local: Reserva Águia Branca, Vargem Alta

Fonte e foto: Grupo Águia Branca

Veja também

cafe´ proibido

Três marcas de café torrado são proibidas para consumo

oropouche óbito

Estudo sobre primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo ganha destaque na revista The Lancet

saúde dia D gripe

Dia D de mobilização contra a gripe triplica procura por vacina

procon horario especial

Procon-ES funcionará em horário especial na segunda-feira (26)

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano