ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Crônica: Fúria e turbilhão

Publicado em 12/06/2024 às 10:25

Compartilhe

arte-e-cronica-1

Tudo vai passando muito rápido. Assim como o viajante que vê pelo vidro da janela a paisagem disforme na estrada, vejo o transcorrer dos dias. Todos falam que estão sem tempo, pedem desculpas pela falta de tempo, são ausentes pela falta de tempo.

O tétrico em tudo isso é que não necessariamente é por desdém ou por falta de carinho, simplesmente estamos todos sufocados por nossas rotinas de vida, cada vez mais compromissos, cada vez sendo o que querem de você e não você. O que nos torna insensíveis a tudo em volta, em modo piloto automático, em uma rota desconhecida.

A viagem ocorre até que nos deparamos com algum obstáculo e batemos muito forte neles, aos cacos, aturdidos, desesperados por estar vivendo essa batida que geralmente ocorre às 3 da manhã com telefone tocando e informando que um ente querido morreu. Nesse instante a memória busca a última conversa, o último olhar e quando foi o último encontro, por mais das vezes a mais tempo que gostaria, mas eram tantos compromissos, sempre cansados.

Após reflexão rasa e os protocolos fúnebres, a nossa capacidade de acostumar a tudo e se desligar é impressionante. Não tarda muito para a vida voltar ao piloto automático e nos tornarmos novamente pessoas sem tempo e extremamente atarefadas, e porquê? A cada um o seu guia…

Certamente, a sobrevivência exige por si só muito esforço, o mundo não é bom, as pessoas não são boas, é preciso trabalhar e ter o necessário para se prover. Desde a escola ensinam isso, estude para ter. Na seara familiar, a maioria dos pais consideram os filhos investimentos e devem gerar retorno financeiro, na vida profissional os empregadores entendem os funcionários como números que precisam gerar lucro. A vida inteira e em todas as áreas da vida a ordem é bastante clara e uníssona.

É inexorável que a provisão seja indispensável, todavia poucos pais ensinam algo de muito valor e que quando adultos faz muita falta: sabedoria emocional.E anos de negligência gerou tudo que vemos hoje: uma fragilidade exacerbada e total descontrole. Fenômeno complexo e intrigante, pessoas insensíveis e autômatas em convívio com pessoas que vivem arduamente e visceralmente todas suas emoções, o que leva a grandes distúrbios.

Por fim, recordo de ouvir de um caminhoneiro uma vez: não importa o caminho que escolha, sempre haverá problemas na viagem, mas nunca pode faltar serenidade e equilíbrio. A observação da prática é singela e muito óbvia, mas talvez esteja aí um segredo que esquecemos todos os dias: viver o simples e aproveitar a viagem.

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia