Projeto quer tornar Festa do Morango de Domingos Martins em patrimônio cultural

Publicado em 11/06/2024 às 10:10

Compartilhe

politica-11-06-Foto-Arquivo-Setur-ES-torta-morango

Foto: Arquivo Setur-ES

Tramita na Assembleia Legislativa proposta para declarar a Festa do Morango de Domingos Martins como patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. A festividade acontece desde 1985, vai para sua 34ª edição e oferece gastronomia típica, cultura, lazer e turismo. O Projeto de Lei (PL) 206/2024 é de autoria do deputado Coronel Weliton (PRD).

“O evento foi criado para promover e valorizar o cultivo e a produção de morango de Pedra Azul e localidades vizinhas, além de gerar renda para os empreendimentos do agroturismo da região. Mais de 30 mil pessoas, entre turistas capixabas, bem como de outros estados do país, visitam a Festa do Morango”, destaca o deputado. 

Realizado uma vez ao ano no distrito de Pedra Azul, sempre na primeira semana do mês de agosto, o evento celebra a colheita e o esforço daqueles que trabalham no cultivo do fruto. Desde 2009 a festa produz a famosa torta gigante, de aproximadamente 500 kg, mas com o aumento do público atualmente são feitas duas tortas para suprir a demanda.

Na justificativa da matéria, o deputado afirma que, neste ano, “a festa adquire um significado ainda mais especial” por causa dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Os europeus, principalmente italianos, alemães e pomeranos, foram os responsáveis por colonizar a região serrana do estado. 

“A Festa do Morango é mais do que uma celebração de colheita, é um reconhecimento do esforço e determinação dos antepassados italianos”, conclui Coronel Weliton. 

Colheita do morango 

Conforme dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo possui aproximadamente 300 hectares de morangueiros nos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio. Essa região é conhecida como “Polo do Morango”. 

A época de colheita varia de acordo com o clima e solo de cada região, sendo de abril a outubro na maior parte das localidades. A apanha do morango requer muita dedicação e esforço, pois, se feita de maneira inadequada, a safra pode ser perdida ou ter menor valor de mercado. 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) explica que existe um tempo ideal de maturação para o morango ser colhido, 60 a 80 dias após o plantio, aproximadamente. Outra recomendação é que a colheita não deve ser feita em dias chuvosos, nem nos horários mais quentes do dia. 

Tramitação 

O PL 206/2024 segue para análise das comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças antes de ser votado em plenário pelos deputados da Casa. Acompanhe a tramitação do PL 206/2024

Fonte: ALES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral