ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

A Contribuição de um botânico italiano para a ciência em Santa Teresa

Publicado em 10/06/2024 às 13:44

Compartilhe

arte-e-cronica

Giuseppe Raddi (1770-1829), nascido em Florença na Itália foi um dos primeiros europeus a estudar a flora brasileiras. Esteve no Brasil entre 1817–1818, onde conheceu a flora tropical (Baldini & 2018) e posteriormente descreveu a espécie de quaresmeira mais comum nas florestas de Santa Teresa: Pleroma estrellense (Raddi) P.J.F.Guim. & Michelang.

Suas flores colorem a paisagens com suas flores de um roxo vibrante duas vezes por ano, primeiro na quaresma, depois em outubro. Na obra em que apresenta a quaresmeira pra ciência, Raddi comentou sobre esta e outra espécie próxima da família de plantas Melastomataceae: “…sono delle piú belle di questa famiglia per ragione del numero, colore e grandezza de suoi fiori…” (…estão entre as mais belas desta família pela quantidade, cor e tamanho das flores (…)”

Raddi também estudava as gramíneas, taquaras e bambus. Foi autor de um dos primeiros trabalhos com as gramíneas das Américas “Agrostografia Brasiliensis (1823)”. Foi homenageado com o gênero de bambu herbáceo Raddia, que ocorre em Santa Teresa em regiões como a do Rio 15 de Agosto e nas matas próximas ao IFES.

Sendo aparentemente um cara modesto, Raddi questionou a validade do gênero Raddia (1823), e o incluiu em sua delimitação de Olyra (outro gênero de gramíneas). Entretanto, o gênero estava correto! Após o estudo do DNA, se comprovou que todas as espécies de Raddia formam um grupo natural de plantas (grupo que inclui a espécie ancestral e todas suas descendentes) (Oliveira et al., 2014) sendo assim, o gênero Raddia continua válido para a ciência!

O INMA abriga em sua coleção herbário (MBML) exemplares de Raddia, das quaresmeiras entre outras espécies relacionadas ao trabalho do italiano fiorentino. Algumas espécies descritas por Raddi e que fazem parte da flora do Espírito Santo são:

A Aroeira-vermelha/pimenta-rosa – Schinus therebinthifolia Raddi, cujos frutos são considerados uma especiaria, utilizadas como tempero.

O caeté-banana – Heliconia-banana – Heliconia farinose RaddiA Orquídea Cyrtopodium glutiniferum Raddi

Mais informações sobre o trabalho de Giuseppe Raddi podem ser consultados em Riccardo M. Baldini & Lia Pignotti (2018): Giuseppe Raddi (1770–1829): an Italian and Florentine naturalist, pioneer on Brazilian territory, his contribution to the knowledge of the Neotropical Flora and his legacy to the biodiversity of the third millennium, Webbia, DOI:10.1080/00837792.2018.1444463 https://doi.org/10.1080/00837792.2018.14444631

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: admin@montanhascapixabas.com.br

Veja também

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia