Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz

Publicado em 14/04/2024 às 05:32

Compartilhe

arroz

O arroz branco é um dos alimentos de maior presença na culinária brasileira, servindo de base alimentar para grande parte da população. E apesar de sua versatilidade e praticidade de preparo, harmonizando perfeitamente com diferentes ingredientes e combinações, ele não está sozinho: pensando em uma dieta equilibrada, nutritiva e diversificada, existem outras variedades do grão que podem e devem igualmente estar presentes nos pratos do dia a dia, como é o caso do arroz integral, do arroz vermelho e do arroz preto.

Aos que ainda não conhecem as propriedades nutricionais e os benefícios de consumo desses alimentos, a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju, reuniu uma série de informações relevantes sobre esses grãos, assim como dicas de preparos criativos com os diferentes arrozes. Confira abaixo.

ARROZ INTEGRAL – O arroz integral é conhecido por ser a versão não refinada do arroz branco, mantendo em sua composição o farelo e o gérmen. Isso faz com que o arroz integral mantenha suas fibras e seus nutrientes preservados. Por conta disso, ele promove maior saciedade e também possui um índice glicêmico menor que o do arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, além de antioxidantes.

Todas essas propriedades fazem com que o consumo do arroz integral influencie diretamente para a melhoria da saúde intestinal, favorecendo a perda de peso, diminuindo o colesterol e reduzindo o açúcar no sangue.

ARROZ VERMELHO – De sabor amendoado, o arroz vermelho possui essa coloração devido à presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

O arroz vermelho pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados.

ARROZ PRETO – O arroz preto ou arroz negro, é um grão milenar, originário da China e há tempos consumido por lá, mas bastante utilizado na culinária mediterrânea também. Ele possui grãos curtos e arredondados, textura macia e sabor um pouco acastanhado. É considerado um superalimento, pois apresenta mais fibras e proteínas quando comparado ao arroz branco.

Além disso, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro, propriedades que ajudam a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, prevenir doenças degenerativas e o tornam um excelente aliado aos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana.

O arroz preto é perfeito para acompanhar, principalmente, peixes e frutos do mar, mas harmoniza também com temperos fortes, como o curry, e mix de cogumelos como shitake e shimeji.

Fonte: ATDC

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas