Brasil é condenado internacionalmente por morte de militante do MST

Publicado em 15/03/2024 às 14:12

Compartilhe

2968

Foto: Freepik

A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por pela morte de um membro do Movimento Sem Terra (MST). A decisão foi tomada e  veio à público nesta quinta-feira (14) e diz respeito à morte de Antonio Tavares Pereira, baleado pela polícia militar do Paraná em 2 de maio de 2000.

Entenda o caso

Em 2 de maio de 2000, vários ônibus com trabalhadores rurais integrantes do MST, saíram de Campo Largo com destino a Curitiba (PR) para realizar uma marcha pela reforma agrária em frente ao edifício do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Alguns ônibus foram detidos pela Polícia Militar, que em seguida, escoltou a caravana até a capital. Antes de chegar, a PM ordenou aos manifestantes que retornassem ao interior do estado sob o argumento de que um interdito proibitório os autorizava a proibir a entrada dos manifestantes na cidade.

Depois de percorrer uma parte do trajeto de volta na “BR 227”, o ônibus aonde estava Antônio Tavares Pereira, na época com 38 anos, parou ao ver que os outros ônibus que transportavam manifestantes até Curitiba estavam detidos no sentido contrário da estrada, e que seus passageiros se concentravam nessa via.

Após algumas pessoas contrariarem a ordem da policia e descer do ônibus, policiais militares realizaram disparos com arma de fogo. O projétil disparado ricocheteou no asfalto e atingiu Antônio Tavares Pereira, que faleceu em consequência de uma hemorragia aguda no Hospital do Trabalhador.

Posteriormente, a Polícia Militar desobstruiu a estrada com o uso de gás lacrimogêneo, balas de borracha, cães, porretes, força física e armas de fogo, resultando em ao menos 197 pessoas afetadas e 69 feridas.

Após 24 anos, a Corte Interamericana estabeleceu que o impedimento a que os
manifestantes ingressassem a Curitiba ocasionou uma restrição absoluta e indevida de seus direitos à liberdade de pensamento e expressão, de reunião, e de circulação, contidos nos artigos 13, 15 e 22 da Convenção Americana.

Fonte: Portal IG

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana