OMS alerta para aumento de falsificações do Ozempic

Publicado em 31/01/2024 às 13:57

Compartilhe

saude-31-01-freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para a escassez de medicamentos como um problema global, sobretudo em países de baixa e média renda. Segundo a entidade, desde setembro de 2021 o número de insumos em falta em dois ou mais países cresceu 101%.

“Essa escassez de medicamentos é uma força motriz reconhecida para remédios falsificados ou de qualidade inferior e acarreta o risco de muitos procurarem obter medicamentos através de meios não oficiais, como a internet”, destacou a OMS, em nota.

O comunicado cita especificamente a escassez global – registrada em 2023 – de produtos indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e utilizados também para a perda de peso, como o semaglutida. A substância é o princípio ativo do Ozempic, caneta de aplicação na pele para controle do apetite.

“A escassez tem um impacto negativo no acesso a produtos médicos e cria um vazio que é muitas vezes preenchido por versões falsificadas”, disse a OMS, ao aconselhar pacientes a comprarem medicamentos através de fornecedores autorizados e regulamentados e a serem diligentes ao comprarem de fontes secundárias.

“Os perigos associados ao fornecimento de produtos médicos através de canais de fornecimento não autorizados ou informais podem ser considerados um comportamento de risco com consequências graves”, completou.

Anvisa

Este mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um lote irregular do Ozempic no Brasil. De acordo com o sistema de notificação, a própria empresa detentora do registro – Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda – identificou unidades com características divergentes do medicamento original e comunicou à agência. O lote em questão é o MP5A064.

“Sabe-se que os produtos médicos falsificados não têm eficácia e/ou causam reações tóxicas. Não são aprovados, nem controlados pelas autoridades competentes, e podem ter sido produzidos em condições pouco higiênicas por pessoal não qualificado, conter impurezas desconhecidas e podem estar contaminados com bactérias”, finalizou a OMS.

Fonte: Agência Brasil/ Foto: Freepik

Veja também

cultura-14-05-ft-divulgacao-capoeira

Marechal Floriano recebe 4º Festival Nacional de Arte e Cultura em Morro Baixo

policia-13-05-ft-PM-1

Vídeo mostra momento em que suspeito cai de prédio na tentativa de fuga

turismo-14-05-ft-divulgacao-balonismo

Voo de balão será novo atrativo turístico de Pedra Azul

doacao-sangue-24-11-freepik

Domingos Martins terá ação de doação de sangue e cadastro de medula óssea

mundo-14-05-ft-AFP-pessoas-deslocando-guerra

Mundo registra o recorde de 76 milhões de deslocados internos

brasil-14-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos

Confira o cronograma das provas do Enem 2024 que acontecerão em 3 e 10 de novembro

saude-14-05-vacinacao-freepik

Secretaria de Saúde de Marechal Floriano amplia campanha de vacinação contra a influenza

mat-pag-13-05-mundo-freepik

De brindes à facilidade de pagamento: saiba mais sobre como as empresas fidelizam seus clientes