Lula e presidente do Paraguai discutem futuro de Itaipu em Brasília

Publicado em 16/01/2024 às 09:15

Compartilhe

ag-gov-16-01

Foto: Ricardo Stuckert /PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para reunião no Palácio Itamaraty nesta segunda-feira, 15 de janeiro. Os líderes discutiram sobre a tarifa da energia vendida pela hidrelétrica binacional de Itaipu, as obras da ponte de integração entre os países e assuntos atuais da América Latina.

“É um ano primoroso tanto para o Paraguai quanto para o Brasil, porque finalmente terminamos de pagar a dívida que tínhamos para construir Itaipu, feita há 50 anos. Agora, temos condições de utilizar os recursos advindos de Itaipu para melhorar a qualidade de vida do povo do Paraguai e do Brasil e, ao mesmo tempo, tentar estabelecer possibilidades de novos investimentos com o dinheiro arrecadado da venda de energia”, afirmou o presidente Lula durante pronunciamento à imprensa ao fim do encontro.

Depois de 50 anos do acordo que viabilizou a construção da hidrelétrica na qual cada país tem direito a 50% da energia gerada, Brasil e Paraguai discutem a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre os termos financeiros e de prestação dos serviços de eletricidade da empresa.

Lula ressaltou o desejo de que a revisão, prevista no acordo assinado em 1973, seja concluída o mais rápido possível. Ele também afirmou que voltará a debater com Peña a questão do preço da energia elétrica produzida por Itaipu. O próximo encontro deve ocorrer em Assunção, no Paraguai. “Nós temos divergência na tarifa, mas estamos dispostos a encontrar uma solução conjuntamente”, sinalizou o presidente brasileiro.

Peña destacou que trabalhar com o Brasil é uma prioridade para o governo paraguaio. “Temos que olhar para o futuro, e sou muito ambicioso do que podemos atingir. A reunião de hoje foi muito importante. Transmitimos a visão do Paraguai, escutamos a posição do Brasil, que tem muito a contribuir nesse processo”, afirmou o líder paraguaio.

A usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), fechou o ano de 2023 com uma produção de 83,8 milhões de MWh, 20% a mais que em 2022 (69,8 milhões de MWh), e a melhor marca dos últimos cinco anos. No período, foi responsável por aproximadamente 88% do atendimento do mercado paraguaio de eletricidade e por 10% do brasileiro.

INTEGRAÇÃO — Lula e Peña também abordaram a construção da ponte de integração entre Brasil e Paraguai, para facilitar o transporte de cargas e passageiros e estreitar as relações comerciais. Em dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou a ordem de serviço que permite o início das obras de acesso à ponte bioceânica, na BR-267/MS, que ligará Brasil e Paraguai, a partir de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no país vizinho.

“Convidei o companheiro Santiago Peña para que a gente possa fazer conjuntamente uma visita em Porto Murtinho, para que a gente possa visitar a chamada ponte da integração”, afirmou Lula.

INTEGRAÇÃO REGIONAL – Os dois líderes discutiram, ainda, assuntos relevantes da América Latina, em particular as eleições na Guatemala e sobre a onda de violência no Equador. Ambos manifestaram intenção de continuar a trabalhar juntos pela integração regional. Nesse instante, o Paraguai ocupa a Presidência temporária do Mercosul e o Brasil preside o G20.

“Acho que nós poderemos terminar os nossos mandatos tendo construído a melhor relação que o Brasil já teve com o Paraguai e do Paraguai com o Brasil. Uma relação de respeito, em que o Paraguai tenha a mesma oportunidade de crescer que qualquer outro país e que o Brasil tem obrigação de contribuir para que o Paraguai possa utilizar todo o potencial da energia produzida em Itaipu para o crescimento do Paraguai”, destacou Lula.

PARCERIA — O Paraguai abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior, com presença estimada de mais de 254 mil brasileiros. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Em 2023, o comércio bilateral totalizou US$ 6,6 bilhões.

VISITAS ANTERIORES — O líder brasileiro participou, em agosto, da cerimônia de posse do presidente Peña, em Assunção. Peña visitou Brasília duas vezes no ano passado, em 16 de maio e 28 de julho, e se reuniu com Lula para tratar de agendas comuns entre os países. Ele também esteve no Rio de Janeiro em dezembro para a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Na ocasião, o Governo Federal anunciou a iniciativa “Rotas para a Integração”, que terá cerca de R$ 50 bilhões de bancos de fomento para constituir uma rede de rotas de integração e desenvolvimento sul-americano.

Fonte: Agência Gov

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral