Ação da Vigilância em Saúde zera número de óbitos e reduz amputações na colheita do café no norte do Estado

Publicado em 11/11/2023 às 08:37

Compartilhe

sesa-11-11-ft-divulgacao

Foto: Divulgação

Acidente de trabalho é sempre evitável. Essa máxima que norteia o trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), do Núcleo de Vigilância em Saúde, na Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte, em São Mateus, zerou o número de óbitos e reduziu as amputações de trabalhadores na colheita de café conilon. 

Para que a ação de prevenção de acidentes fosse implementada, o CEREST observou o número de ocorrências registradas no eSUS-VS, Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde, em 2022, e começou uma investigação para entender o que estava causando as mortes e amputações na colheita do café. No ano, foram registrados dois óbitos e sete amputações por acidentes em máquinas recolhedoras de café. 

A coordenadora do CEREST na Região Norte, Ana Lucia Lima, explicou as etapas da ação, que primeiro iniciou um perfil epidemiológico dos acidentes. Os casos foram apresentados em reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT), representantes de classes e das empresas fabricantes do maquinário, visando ao encaminhamento de uma solução para o problema. “O objetivo do CEREST é evitar o acidente de trabalho e a doença ocupacional. E foi o conseguimos com essa ação”, salientou. 

A partir desses dados, o CEREST inspecionou 33 propriedades rurais que tinham recolhedoras de café nos municípios de Jaguaré, Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança e São Mateus. A inspeção registrou um número significativo de irregularidades que representavam riscos à saúde do trabalhador, entre elas a falta de treinamento para a operação das máquinas; a ausência de vínculo empregatício; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) inadequados e a ausência de barreiras físicas de proteção contra acidentes no maquinário. 

Com os problemas identificados, o CEREST convocou reuniões com o MPT, os sindicatos dos trabalhadores rurais e sindicatos patronais rurais, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e representantes dos fabricantes das recolhedoras de café. Após as reuniões, ficou estabelecido que o maquinário não poderá mais sair de fábrica sem os devidos dispositivos de segurança e que as fabricantes deveriam formular e oferecer os kits de proteção para as máquinas já em uso na colheita de café no norte do Espírito Santo.

O resultado da ação foi percebido neste ano, quando o registro de acidentes na colheita de café caiu de sete amputações para uma e nenhum óbito foi registrado. Além de preservação da vida, o trabalho da equipe foi premiado na 4ª Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde no Espírito Santo (ExpovigES), na categoria “Vigilâncias Ambiental, Sanitária e do Trabalhador, realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo”. 

Para este ano ainda, o CEREST fará uma nova inspeção nas fazendas de café durante a safra de 2024, visando a inspecionar máquinas e evitar possíveis acidentes para os trabalhadores.

Fonte: SESA/ES

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta