Estados Unidos quer propor a Israel uma ‘pausa humanitária’ na guerra contra o Hamas

Publicado em 03/11/2023 às 09:14

Compartilhe

Table flag of United States America and Israel on dark background. Cooperation between two countries

Foto: Freepik

O Secretário de Estados dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou em Tel Aviv, Israel, nesta sexta-feira (3), para se reuniu com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, com quem buscará transmitir a  mensagem do presidente Joe Biden da necessidade de dar uma “pausa humanitária” na guerra contra o Hamas. 

“Quando vejo uma criança palestina – um menino, uma menina – retirada dos escombros de um prédio desabado, isso me atinge tanto no estômago quanto ver uma criança de Israel ou de qualquer outro lugar”, afirmou Blinken, antes de decolar.

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, reforçou que os EUA não estão articulando um cessar-fogo, e sim uma pausa “temporária e localizada”.

Desde 7 de outubro, quando começou o conflito, mais de 9 mil palestinos morreram na Faixa de Gaza, sendo que outros 32 mil estão feridos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza (MOH). Dentre os mortos, 3,7 mil são crianças 

Somando os 1,4 mil mortos em Israel durante o ataque do Hamas em 7 de outubro, o total chega a 10.572 vidas perdidas no confronto.

Os EUA são aliados históricos de Israel, inclusive, defenderam a posição do país hebreu na Organização das Nações Unidas (ONU) quando o cessar-fogo foi discutido. 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quarta-feira (1º), pela primeira vez, uma “pausa” no conflito entre Israel e o grupo armado palestino Hamas.

“Nós precisamos de uma pausa”, disse Biden em discurso de campanha ao ser interrompido por um manifestante pedindo cessa-fogo.

“Isso é incrivelmente complicado para os israelenses”, acrescentou Biden durante seu discurso. “É incrivelmente complicado também para o mundo muçulmano… Apoiei uma solução de dois Estados, desde o início.”

Quando questionado o sobre o que ele quis dizer, Biden reforçou que o conflito precisa parar para que os prisioneiros saiam de Gaza, em referência aos 239 reféns mantidos pelo Hamas. 

Fonte: Portal IG

Veja também

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN