EDP em comemoração ao Dia do Trabalhador da Construção civil alerta sobre segurança com rede elétrica durante obras e reformas

Publicado em 25/10/2023 às 14:55

Compartilhe

edp-25-10

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (26), é celebrado o Dia do Trabalhador da Construção Civil e a EDP, distribuidora de energia com atuação em 70 municípios no Espírito Santo, alerta para os cuidados necessários durante a atuação desses profissionais em função do risco de acidentes com a rede elétrica. De acordo com o balanço da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), as ocorrências envolvendo construções e manutenções prediais lideram as causas de mortes por acidentes elétricos registradas no Brasil em 2022.  

O balanço anual da Abradee também aponta para 270 acidentes fatais computados no ano passado, dos quais 57 (21,1%) têm relação direta com a construção civil. O setor lidera ainda os indicadores de acidentes com lesões graves (59) e leves (107) no período.  

“A observação de um distanciamento de segurança, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a adoção de um comportamento seguro e o conhecimento do ambiente de trabalho colaboram para a prevenção dos acidentes elétricos. É preciso lembrar sempre que a informação e a segurança são fundamentais para que os profissionais possam desempenhar suas atividades sem riscos. A negligência nessa área pode resultar em ferimentos graves ou até morte”, ressalta o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Para contribuir com um ambiente de trabalho seguro, é destaque a necessidade de contratação de profissionais qualificados, do uso de materiais certificados e da elaboração de projetos elétricos. E, principalmente, o cuidado de nunca permitir trabalhos próximos a rede elétrica energizada, sem a avaliação prévia de riscos pelos técnicos da concessionária.

No ambiente externo, uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as obras e instalação de estruturas é o toque ou a proximidade de ferragens ou ferramentas com a rede de distribuição de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. Para que o acidente aconteça, não há necessidade de se tocar a fiação. A aproximação com a rede já traz riscos de acidentes graves e queimaduras.  

Confira abaixo algumas dicas para que os serviços sejam executados em conformidade com as normas de segurança:

Capacitação e formação: Toda obra deve ter um responsável técnico, que vai supervisionar todos os detalhes e minimizar riscos;  

Normas de segurança: Conheça e cumpra todas as normas de segurança elétrica locais e regulamentações específicas.  

Planejamento e sinalização: Planeje a obra com antecedência e análise quais são os possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica. Use sinalização para alertar sobre áreas de risco elétrico;  

Identificação de fios e cabos: Antes de iniciar qualquer atividade com instalação elétrica interna, identifique os fios e cabos elétricos. Use etiquetas e cores padronizadas para facilitar o reconhecimento.  

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use EPI, como luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha, para proteger-se contra choques elétricos e outros riscos.

Redobre a atenção: Cuidado com rolos, bastões de pintura e andaimes. Atenção para não esbarrar nos fios na hora de pintar a fachada. Além disso, antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, arames, calhas, certifique-se de que não há risco de encostar na rede elétrica;

A EDP reforça a temática de segurança com energia elétrica na construção civil com ações contínuas em sua região de atuação, por meio de palestras educativas e entregas de informativos em lojas e empresas ligadas ao ramo. Vale destacar que, em caso de ocorrências que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica, a Concessionária deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento:

Site www.edponline.com.br  
Aplicativo EDP Online  
WhatsApp EDP: (27) 99772-254
Central de atendimento por telefone (0800 721 0707)
Agências de atendimento presencial

Fonte: EDP

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua