Israel e ONU em crise: embaixador pede saída de Guterres após discurso

Publicado em 24/10/2023 às 15:32

Compartilhe

9852191

Foto: Freepik

O discurso do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na abertura do  Conselho de Segurança nesta terça-feira (24) irritou Israel. O chanceler do país cancelou uma reunião que teria com Guterres, enquanto o embaixador israelense na ONU pediu pela demissão do secretário-geral.

Em sua fala, Guterres disse que os  ataques do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro “não aconteceram do nada”. Apesar disso, o secretário-geral voltou a condenar os ataques e disse que “nada pode justificar assassinatos, ferimentos e sequestros deliberados de civis”.

“É importante reconhecer que os ataques do Hamas não aconteceram do nada. O povo palestino tem sido submetido a 56 anos de sufocante ocupação. Eles viram suas terras constantemente separadas por assentamentos e atormentadas pela violência, sua economia sufocada, seu povo deslocado e suas casas demolidas”, disse ele.

Guterres ainda acrescentou que há “claras violações da lei humanitária internacional” acontecendo na Faixa de Gaza, onde Israel promove bombardeios que atingem civis diariamente.

“O sofrimento do povo palestino não pode justificar os assustadores ataques do Hamas. E os ataques não podem justificar a punição coletiva do povo palestino”, disse.

Depois do discurso, o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, cancelou uma reunião bilateral que teria com Guterres nesta terça-feira. “Não me encontrarei com o secretário-geral da ONU. Após o massacre de 7 de outubro, não há lugar para uma abordagem equilibrada. O Hamas deve ser apagado da face do planeta”, escreveu ele no Twitter.

Além disso, Gilad Erdan, embaixador israelense na ONU, pediu para que Guterres renuncie ao cargo. “O secretário-geral da ONU, que demonstra compreensão pela campanha de assassinato em massa de crianças, mulheres e idosos, não está apto a liderar a ONU. Peço-lhe que renuncie imediatamente. Não há qualquer justificativa ou sentido em falar com aqueles que demonstram compaixão pelas mais terríveis atrocidades cometidas contra os cidadãos de Israel e o povo judeu. Simplesmente não há palavras”, escreveu ele no Twitter.

Erdan acrescentou, ainda, que o discurso de Guterres foi “chocante”, e que ele “está completamente desligado da realidade na nossa região e vê o massacre cometido pelos terroristas nazistas do Hamas de uma forma distorcida e imoral”. “É verdadeiramente triste que o chefe de uma organização que surgiu após o holocausto tenha opiniões tão horríveis. Uma tragédia”, completou.

Em entrevista à imprensa após reunião do Conselho de Segurança, Erdan disse: “A ONU está falhando e você, secretário-geral, perdeu toda a moralidade e imparcialidade. Você está tolerando o terrorismo”

Fonte: Portal IG

Veja também

capa

CMEI Cézar Vello Puppin realiza Arraiá em Domingos Martins

8

Polícia prende 13 pessoas em 11 dias nos municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-06-10 à(s) 09.15.17_6c33e86e

Mãe e filho ficam feridos em acidente com capotamento na BR-262

Conilon-Luiz-Claudio-de-Souza-Cafesul-Muqui-ES-1-1024x683

O Governo Federal libera mais de R$ 7 bilhões para fomentar o desenvolvimento do setor cafeeiro

Capa Seger

Espírito Santo conquista 13 prêmios no Conexão Inova 2025 e se firma como referência em inovação pública no Brasil

Seminario queijos (1)

Vitória sedia o I Seminário de Queijos Especiais com foco em capacitação e valorização da produção artesanal

Captura de tela 2025-06-09 111718

Espírito Santo é destaque na primeira edição do evento “Azul Tá On na Estrada”

Regional-1357 (1)

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas