Jogos Olímpicos de eSports estão nos planos do Comitê Olímpico Internacional (COI)

Publicado em 19/10/2023 às 09:16

Compartilhe

124709

Foto: Freepik

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, mencionou neste sábado (14), em evento oficial da instituição, que pediu estudos para a a criação de Jogos Olímpicos de eSports. Bach citou que deseja impulsionar os jogos eletrônicos, que estariam, no momento, em um começo promissor. Segundo o presidente do COI, jogos eletrônicos são “como qualquer outro esporte”.

No Brasil, a discussão sobre os eSports figurarem como modalidade esportiva tem aumentado à medida em que a modalidade mostra crescimento no número de adeptos e movimenta cada vez mais a economia. Na última sexta-feira (13), em São Paulo, teve início a maior edição do Brasil Game Show, a maior feira de eSports da América Latina, com 50 mil visitantes diários. O ministro do Esporte, André Fufuca, esteve presente para acompanhar as atividades dos mais de 400 estandes da feira e conversar com empresários e praticantes. Somente neste ano, segundo o ministro, os jogos eletrônicos devem movimentar R$ 1 trilhão em todo o mundo.

No evento, o ministro defendeu a regulamentação dos esportes eletrônicos no Brasil. “Nós queremos ajudar o parlamento na discussão sobre os jogos eletrônicos, atuando sem preconceitos em relação o setor. Temos que aprofundar nosso conhecimento sobre os eSports para não perdermos a oportunidade que outros países já estão aproveitando. Não temos nada a perder, muito pelo contrário”, salientou Fufuca.

Há no parlamento, atualmente, Projeto de Lei que visa à definição da prática esportiva eletrônica e seus objetivos gerais. Fufuca diz que o Governo Federal é sensível à pauta da regulamentação da atividade. “Estamos falando de geração de emprego e renda, de capacitação profissional, de expansão de mercados e conhecimento”, analisa o ministro.

Os planos brasileiros para os eSports contemplam também a criação de uma estrutura específica para a modalidade no Ministério do Esporte. De acordo com o ministro, essa estrutura, que pode ser uma diretoria, “dará um sinal claro para os praticantes, para o mercado, e para toda a cadeia dos jogos de que o Governo Federal está atento e trabalha para regulamentar o setor e fomentar seu crescimento e sustentabilidade”. O ministro salienta que é preciso fortalecer a temática e auxiliar na construção de um marco legal que dê tranquilidade de ação a todos os envolvidos, principalmente para as empresas, que até hoje não têm total segurança jurídica em suas atuações.

Fonte: Gov.br

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral