Brasil terá onda de calor de até 40°C na última semana do inverno

Publicado em 18/09/2023 às 11:11

Compartilhe

pessoa-com-calor

Foto: Freepik

Uma onda de calor sufocante atinge a região Sudeste nesta semana, trazendo altas temperaturas e tempo firme, de acordo com a Climatempo.

A onda de calor faz parte de um bloqueio atmosférico e de áreas de baixa pressão térmica na Argentina, que impedirão o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias. Uma massa de ar extremamente quente que vai cobrir todo o território nacional, as temperaturas máximas  esperadas podem superar os valores médios históricos em todas as cinco regiões do país. Poderá se ter marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, em Mato Grosso, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, em Rondônia, no Amazonas, no Pará, no Tocantins, na Bahia, em Piauí e no Maranhão.

Não deve chover em Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e na maior parte de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, no interior e na região metropolitana de São Paulo, muito sol e altas temperaturas,mas com condições de pancadas de chuva à tarde.

O litoral norte paulista, a região do Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira seguem sem chuva.

Já na região Sul, a semana começa com a passagem de uma nova frente fria, que combinada com toda a circulação de ventos, volta a deixar o Rio Grande do Sul em alerta. Possibilidade de temporais, chuva volumosa e persistente no oeste e sul gaúcho.

Em Porto Alegre, o sol ainda aparece, com bastante nebulosidade, mas a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Na Região Serrana e extremo norte do Rio Grande do Sul, as pancadas intercalam períodos de melhoria.

Entre Santa Catarina e Paraná, dia de sol e muito calor. Temperaturas disparam, em especial no Paraná. Voltam a ocorrer pancadas de chuva entre o final da tarde e início da noite.

No Centro-Oeste, o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens de chuva. Pela manhã, muito sol e calor em todas as áreas da região. Durante à tarde, volta a chover no centro-sul, oeste e norte de Mato Grosso, em todo o estado de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

O tempo segue firme no Distrito Federal e no norte de Goiás.

No Nordeste, muito sol em todas as áreas, com chuva concentrada na faixa litorânea. Pancadas isoladas de Natal à Salvador, além de chuva passageira desde o litoral do Maranhão até o norte do Ceará.

O sertão e interior do Nordeste seguem com tempo firme e umidade do ar baixa.

Na região Norte, destaque para o tempo abafado, calor, e pancadas de chuva forte, com alguns temporais isolados no Amazonas e em Roraima. No Acre e em Rondônia, a chuva pode vir acompanhada para raios e ventos moderados.

Além da altas temperatura, o clima estará bem seco, com taxas de umidade do ar bastante baixas. Isso pode acarretar vários problemas de saúde, como desidratação e insolação. Dessa forma, a recomendação médica é a hidratação, uso de filtro solar, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Fonte: Climatempo

Veja também

Young Asia lady nurse giving Covid-19 or flu antivirus vaccine shot to senior male patient wear face mask protection from virus disease at health clinic or hospital office. Vaccination concept.

Espírito Santo tem segunda melhor cobertura vacinal da gripe do País

WhatsApp Image 2025-07-09 at 16.02.35

Programa Estado Presente publica Anuário Estadual da Segurança Pública 2025

ARTE LOGO FUNDO CIDADES -1

Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima

Breakfast table in Brazil, with semi-cured cheese and accessories, selective focus.

Queijos capixabas conquistam medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta