Projeto ObservaTB promove debate sobre políticas e serviços para o tratamento da tuberculose 

Publicado em 29/07/2023 às 17:14

Compartilhe

Texto: PMMF / Foto: Divulgação

Os serviços e as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) voltados para o tratamento da tuberculose foram tema de um evento realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), nessa quinta-feira (27). O evento on-line foi organizado pelo projeto Observatório da Tuberculose no Espírito Santo (ObservaTB), que faz parte do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS), do ICEPi, em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Lab-Epi), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Durante a abertura, a coordenadora do ObservaTB, Carolina Maia Martins Sales, explicou que o projeto atua como um suporte para a tomada de decisão da gestão para o enfrentamento da doença. “Nós estamos unindo esforços para eliminar a tuberculose como um problema de saúde pública no Espírito Santo e no Brasil, por isso, a importância de o SUS e o SUAS atuem juntos, temática essa que estamos abordando neste evento”, disse. 

A pesquisadora do ObservaTB e secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, também participou da abertura e destacou a atuação inovadora do ICEPi, ao se antecipar na construção de um plano de eliminação da doença juntando os dois sistemas.

“A experiência aprendida no Espírito Santo e a parceria entre a universidade e o Estado podem ser exemplos para outros lugares. Nós precisamos incluir a assistência e a proteção social para as pessoas que estão em tratamento da tuberculose”, destacou Ethel. 

O evento

Pesquisadores e profissionais de saúde de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraná e Piauí marcaram presença no evento, que contou com palestras sobre o tema. 

Uma das palestra foi ministrada por Patrícia Sanine, que é consultora técnica na Coordenação-Geral de Tuberculose e Micoses Endêmicas da SVSA, e apresentou a estrutura do SUS e do SUAS. 

Ainda participaram o professor doutor Thiago Prado, da Ufes, e a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Estado do Espírito Santo, Ana Paula Rodrigues. Os profissionais, que fazem parte do ObservaTB, apresentaram os fundamentos para a linha de cuidado da pessoa com tuberculose.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Connection-Rafael-Cavalli-4-1024x683

Produtos com indicação geográfica serão destaque em Gramado a partir desta quarta-feira

bovinos_alimentacao

TecLeite chega à 7ª edição com foco em sustentabilidade e sucessão familiar na pecuária leiteira

3168

Suspensão de vistos e análise de redes sociais geram críticas a governo dos EUA

984194-mg09112015-_wdo7509

Samarco prorroga adesão ao Programa Indenizatório Definitivo até 4 de julho

dji_0982

INSS garante ressarcimento de descontos ilegais até 31 de dezembro

fiscalização_santa maria de jetiba (2)

‘Maio Amarelo’: Fiscalização em Santa Maria de Jetibá registra mais de 180 infrações de trânsito

Imagem do WhatsApp de 2025-05-27 à(s) 16.38.54_57bed306

Suspeito de envenenar mulher com caldo de cana é preso em Marechal Floriano

3202

Onda de frio intensa atinge o Brasil no fim de maio com previsão de neve