Grupos da Fames participam do Festival de Inverno de Domingos Martins

Publicado em 06/07/2023 às 10:35

Compartilhe

fames

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) mantém a tradição e confirma o seu apoio ao 28º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, que acontece de 14 a 23 de julho.

São dez dias de intensa programação, voltada ao público e aos músicos interessados em desenvolvem suas técnicas nas oficinas oferecidas pelo evento. Intenso também para uma equipe de professores, servidores e estudantes, que sobem as montanhas para atuarem em diversas frentes durante do evento.

“A experiência do festival pelos estudantes da Fames, com a criação de novas oportunidades, intercâmbios e novas descobertas, é sempre um fator que contribui na formação acadêmica de todos”, explica o diretor da instituição, Fabiano Araújo.

Bolsas para estudantes da Fames

Neste ano, a Fames ofereceu 80 bolsas para seus estudantes participarem das oficinas pedagógicas, incluindo alimentação e alojamento.

O benefício é distribuído de acordo com o Edital de seleção, podendo concorrer os estudantes matriculados nos cursos de Bacharelado e Licenciatura, ou no Curso de Formação Musical (CFM).

Atrações musicais

Durante o festival, cerca de 40 músicos vão se revezar em apresentações nos dois palcos montados para os dez dias de programação.

Conheça as atrações da Fames:

Fames Jazz Band

Criada em 1991, a Fames Jazz Band firmou-se como o primeiro Grupo Oficial da faculdade.

Atualmente é coordenada pelo professor de contrabaixo popular da Fames e regente Maurício Figueiredo e tem por objetivos a popularização do repertório característico de Big Bands, bem como a prática de arranjos e composições, além da formação de plateia e capacitação e profissionalização de músicos em âmbito acadêmico.

No repertório preparado para o festival, arranjos inéditos de obras de compositores como Toninho Horta, Chales Mingus, Tito Puente e outros grandes clássicos do Jazz.

Quinteto Pentágono

Formado por estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo, e o professor do Departamento de Sopros e Percussão, Daniel Lima, o Quinteto Pentágono apresenta um repertório inspirado no Jazz contemporâneo e na MPB instrumental.

No repertório, clássicos mundiais em releituras originais de Pop-Jazz e Rock’n Bossa, além de uma pitada de brasilidade.

Inovação e ousadia, com arranjos e mashup’s de sucessos atuais e do passado são os ingredientes do show do quinteto.

Daria Jazz Trio

De origem russa e radicada no Espírito Santo, Daria Obraztsova é bacharelanda em Música Popular pela Faculdade de Música do Espírito Santo.

Seu trabalho passeia entre ao Jazz e a Bossa Nova, com interpretações em inglês, português e russo, tornando as suas performances recheadas de boas surpresas.

Com inovação e criatividade, Daria vem estabelecendo uma conexão Brasil X Rússia, tendo as obras de Tom Jobim, João Gilberto e outros ícones da Bossa Nova como linha mestra.

Grupo de Percussão da Fames

O Grupo de Percussão da Faculdade de Música do Espírito Santo é um núcleo formado por estudantes e pesquisadores em percussão, liderado pelo professor do Departamento de Sopros e Percussão, Daniel Lima.

Com criatividade e talento, o grupo reúne um repertório inusitado e cheio de elementos percussivos que tornam suas apresentações um espetáculo didático e empolgante.

Quarteto Colibri

Estudantes de música da Fames apaixonados por jazz e música brasileira, o Colibri combina elementos do Jazz, Blues, Funk, Música Latina e, é claro, muita brasilidade.

O grupo tem como principal característica a personalidade inovadora, que explora a potência criativa dos músicos, com improvisos que combinam técnica de alto nível e sonoridades únicas.

Coral de Trombones da Fames

O Coral de Trombones da Faculdade de Música do Espírito Santo é um grupo formado por alunos dos cursos de graduação e do Curso de Formação Musical (CFM) da Fames.

O grupo tem por objetivo proporcionar aos seus participantes a vivência de um repertório variado e próprio do instrumento, além de propiciar o aprimoramento técnico-musical dos mesmos, oferecendo ao público um repertório rico, transitando desde a música erudita até a música popular.

Fonte: Governo ES/Assessoria de Comunicação da Fames

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos