Prevenção e enfrentamento à violência são destaques em encontro estadual do Programa Saúde na Escola

Publicado em 02/07/2023 às 12:22

Compartilhe

Prevencao-e-enfrentamento-a-violencia-sao-destaques-em-encontro-estadual-do-Programa-Saude-na-Escola

Foto: Sesa

O VI Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado nessa quinta-feira (29), marcou as discussões em prol do fortalecimento de políticas intersetoriais entre a saúde e a educação destinadas à prevenção e o enfrentamento à violência. O encontrou, que estava acontecendo on-line desde início da pandemia da Covid-19, em 2020, voltou a ser presencial e ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Durante a abertura do evento, o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, parabenizou a equipe da Secretaria da Saúde (Sesa) que reuniu representantes dos 78 municípios capixabas e falou sobre a proposta do encontro.

“Isso é dedicação e vontade de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) eficiente e de qualidade. Que desse evento possa sair o estímulo para fortalecermos e qualificarmos os núcleos de enfrentamento à violência na Atenção Primária à Saúde. E que tenhamos um debate de muita qualidade e não percamos a energia jamais, para que possamos fazer uma sociedade muito melhor para vivermos com nossos filhos e netos”, disse Marino.

Ainda no início das apresentações, o subsecretário de Estado de Planejamento e Avaliação da Secretaria da Educação (Sedu), Marcelo Lema Del Rio Martin, destacou a importância da intersetorialidade entre a saúde e a educação.

“Estamos aqui fortalecendo os laços com a Saúde, com o trabalho institucional do Governo do Estado. Entender que esse trabalho de base que é feito pela saúde, como o da saúde da família e o da saúde na escola, que é preventivo, é entender também a política pública de forma mais ampla. Gostaria de parabenizar a Sesa por dar luz a esse trabalho da saúde na escola”, disse Martin.

O encontro foi ministrado aos profissionais referências municipais de saúde e educação que compõem o PSE, de representantes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Núcleo de Prevenção à Violência (NUPREVI), de coordenadores municipais e regionais da Atenção Primária à Saúde e referências regionais da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), da Sedu.

Durante todo o dia, os profissionais participaram de palestras com temáticas sobre “Enfrentamento à violência”; “Estratégias de prevenção à violência e construção de convivência democrática”; “Saúde Mental no Ambiente Escolar”; “Contextualização da Rede de Atenção Psicossocial”; “Educação e saúde: dos encontros no território a rede de cuidado”, entre outros.

Além disso, também acompanharam a palestra do coordenador do Núcleo de Educação para a Paz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), o professor Nei Alberto Salles Filho, ministrada de forma on-line.

O VI Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) foi promovido pelo Núcleo Especial da Atenção Primária (NEAPRI), em parceria com a Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Secretaria da Educação.

Programa tem 100% de adesão dos municípios capixabas

Durante o evento, a referência técnica estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Erika Saiter Garrocho, agradeceu a todos os 78 municípios presentes. Em 10 anos de programa no SUS capixaba, esse é o primeiro ciclo que todos os municípios do Estado fazem a adesão ao PSE.

“É um fato inédito para o Estado. Todos os 78 municípios capixabas aderiram ao Programa do PSE para este ciclo de 2023/2024. Os profissionais compreenderam que trabalhar a promoção da saúde, nesse período pós-pandemia, com muita demanda nos serviços de saúde, tendo um espaço além, como nas escolas, para a promoção e prevenção, que pode ajudar a todos. Quanto mais informação e conhecimento, mais conseguimos reduzir o número de demandas urgentes aos serviços de saúde”, informou Erika Garrocho.

O PSE é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída pelo Ministério da Saúde, que visa ao desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. A articulação entre escola e a Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola.

A profissional ressaltou também que o VI Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola vem para fortalecer uma das ações já trabalhadas ao longo do ciclo, que é o da “Promoção da cultura de paz e direitos humano”, e que foi acrescida à ação voltada à “Saúde Mental”. “Já é uma ação obrigatória no Programa e sempre abordamos, pois se trata de uma temática solicitada pelos profissionais sobre prevenção e o enfrentamento à violência. É um momento importante para fortalecermos os nossos profissionais e passar as informações corretas”, frisou Erika Garrocho.

Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover a saúde e a educação integrais.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Além de reforçar a importância de discussões de temas importantes a este público.

O Programa é também uma importante articulação de forma intersetorial, a fim de provocar intervenções e discussões necessárias para o diálogo de cultura de paz na Comunidade Escolar.

“A atuação integrada da escola básica com a Atenção Primária é capaz de trazer benefício para o cidadão do território, formando cidadãos capazes de ter compromisso com a realidade local e melhorá-la”, completou a referência técnica estadual Erika Saiter.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial