Equoterapia retoma atividades na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo

Publicado em 10/02/2023 às 16:15

Compartilhe

Equoterapia-retoma-atividades-na-Penitenciaria-Agricola-do-Espirito-Santo

Após o recesso de fim de ano, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, voltou a ofertar o projeto de equoterapia para 70 crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, nessa terça-feira (07). Outra novidade é que o projeto passou a atender também 10 adultos do Lar Genoveva Machado, que abriga pessoas com deficiência em Viana. As aulas acontecem na Penitenciária Agrícola de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

No ano passado, a unidade prisional realizou mais de 750 atendimentos. Utilizado como método terapêutico, a equoterapia emprega o cavalo como aliado em diversos tratamentos, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, motores e ortopédicos, autismo, entre outros.

Ao todo, 20 internos do regime semiaberto participam do projeto. Eles são responsáveis pelos cuidados com os animais e preparo do espaço para a realização das aulas. Para atuar no projeto, os detentos passam por treinamentos e cursos de qualificação para manejo dos equinos, que inclui atividades como doma, rédea, selagem, montaria, entre outros.

Atualmente, quatro cavalos são usados no projeto. Eles foram recolhidos nas rodovias e doados à unidade prisional. Entre eles estão Laptop, Sossego, Boneca e Prometeu, com exceção deste último: um manga larga doado por um empresário e que é considerado o melhor animal usado na equoterapia com as crianças.

A fisioterapeuta da Apae Viana, Lilian Flávia Pereira Reis, ressalta os benefícios da equoterapia. “A terapia com cavalos traz muitos benefícios para o corpo, tanto físico como psicológico. São ganhos como o equilíbrio que favorecem a coordenação motora e sensorial, estimula a comunicação e promove mais independência e autoconfiança para os praticantes. A equoteterapia é realizada em um ambiente aberto, onde os alunos podem interagir e ter contato com a natureza e isso representa muito para a promoção do bem-estar de todos”, destacou Lilian Flávia Pereira Reis.

Leizielle Marçal, diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), explica a importância do projeto. “O projeto tem transformado a vida de muitas pessoas. A Secretaria da Justiça busca oportunizar ao preso alternativas, a fim de prepará-lo para o retorno ao convívio social. A equoterapia traz todo esse sentimento. Vemos a transformação das crianças que passam pelo tratamento, a felicidade das mães em ver a evolução dos filhos, do interno ao ter uma atividade de trabalho que busca fazer o bem e ainda trabalhamos outro ponto que é o acolhimento de animais abandonados em vias públicas”, explicou Leizielle Marçal.

Luziana Venturini Graci é avó do pequeno José, de 7 anos. Ele é autista e também foi diagnosticado com escoliose, um desvio na coluna. “Há um ano eu acompanho o José na equoterapia e vejo o quanto o desempenho dele melhorou. Está mais independente e o problema da coluna regrediu em 80% nesse período. Ele poderia ter de usar colete corretivo para a coluna. O projeto tem sido excelente na vida dele”, afirmou.

Fonte: Governo ES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral