Alemanha doa cerca de R$ 1,1 bi para ações ambientais no Brasil

Publicado em 30/01/2023 às 16:47

Compartilhe

5966bc82-89ba-47ee-99cd-55d5dd80f6ef

Foto: Bernard Ferreira

A contribuição de 203 milhões de euros será dividida entre diferentes iniciativas, entre elas o apoio aos Yanomami

Nesta segunda-feira (30), os governos do Brasil e da Alemanha fizeram um anúncio conjunto para detalhar uma contribuição do país europeu no valor de 203 milhões de euros a serem investidos em ações ambientais.

O anúncio foi feito em Brasília, após um encontro entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze.

Os 203 milhões de euros, que na cotação atual se aproximam de R$ 1,1 bilhão, serão divididos entre diferentes iniciativas. O Fundo Amazônia, do qual a Alemanha é uma das principais financiadoras, receberá 35 milhões de euros.

Cerca de 31 milhões de euros serão repassados aos estados da região da Amazônia para projetos de proteção e uso sustentável de florestas, alinhados com o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm).

O valor de 29,5 milhões de euros será investido num fundo garantidor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que pequenas e médias empresas tomem empréstimos para iniciativas de eficiência energética na região.

O reflorestamento de áreas degradadas também será contemplado no aporte da Alemanha e receberá um empréstimo de 13,1 milhões de euros para pequenos agricultores utilizarem em projetos de reflorestamento de áreas degradadas.

O valor também inclui o crédito de 80 milhões de euros para que agricultores tomem empréstimos com juros reduzidos no Banco do Brasil para reflorestar suas terras.

Também será realizado o apoio de 9 milhões para dois projetos a serem feitos pela GIZ, empresa federal alemã que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável.

A GIZ também prestará consultoria junto do Ministério de Minas e Energia no valor de 5,37 milhões de euros para um projeto de fomento de energias renováveis para descarbonização na indústria e no setor de transportes.

Ajuda aos Yanomami

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, aproveitou o anúncio do aporte para afirmar que o governo federal destinará recursos do Fundo Amazônia nas ações humanitárias ao povo Yanomami.

A grave crise de saúde tem provocado mortes de adultos e crianças devido à contaminação do leito dos rios por mercúrio e doenças como desnutrição e malária.

“Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem: a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades; a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidades, e isso tem a ver com operações de desintrusão do garimpo criminoso dentro dessas comunidades”, disse Marina Silva.

Fonte: Portal iG

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral