Iniciada a recuperação da estrada na Rota do Carmo, em Domingos Martins

Publicado em 30/11/2022 às 16:16

Compartilhe

Iniciada-a-recuperacao-da-estrada-na-Rota-do-Carmo-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

Moradores e empresários da Rota do Carmo, em Aracê, Domingos Martins, estão passando por transtornos e prejuízos por conta da situação em que se encontra a principal estrada que liga a BR-262 às propriedades, restaurantes e pousadas da região. O lamaçal tomou conta da estrada nos últimos dias, após chuvas atingirem a região.

O local está recebendo obras do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura, que prevê serviços de drenagem e pavimentação do trecho de nove quilômetros, com valor previsto de R$ 9.565.999,63. Entretanto, após chuvas começaram a atingir a região, a estra ficou intransitável.

As chuvas dos últimos dias deixaram a estrada intransitável

Empresários afirmam que estão tendo que manter seus estabelecimentos fechados nas últimas semanas e até já estão demitindo funcionários. É o caso de Vinícius Vilar. “As obras pararam nas vésperas das eleições e desde então estamos abandonados, sem conseguir abrir os empreendimentos. Já sofremos com a pandemia e não temos caixa para ficarmos de portas fechadas. Já comecei a demitir parte da equipe e os materiais de obras e de consumo que não chegam”, lamentou o empresário.

Na última semana, estudantes não conseguiram chegar às escolas, pois o transporte escolar não conseguiu trafegar na estrada. Também há relatos de pequenos acidentes devido aos atoleiros ao longo do trecho que está em obras.

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Domingos Martins informou que já está atuando em parceria com o Governo do Estado, responsável pelas obras, com trabalhos de intervenção e recuperação da trafegabilidade na via. Maquinários estão raspando a lama e está sendo aplicado saibro. O serviço de recuperação da via deve seguir até a próxima sexta-feira (02). A Prefeitura está fazendo o transporte do material e a empresa responsável pela obra está espalhando o saibro.

Estado afirma que obra não foi paralisada

O secretário estadual da agricultura, José Roberto Macedo Fontes informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras não foram paralisadas. “Lembramos que a diminuição de ritmo dos trabalhos devido às condições climáticas não significa que a obra está paralisada. Paralisação de obras públicas ocorrem oficialmente através de publicação em diário oficial”, disse o secretário.

A assessoria da Seag informou que o prazo de execução da pavimentação da estrada é de 360 dias. “Os serviços têm sido executados conforme projeto de engenharia, que inicialmente prevê a instalação de dispositivos de drenagem profunda para posterior execução das camadas do pavimento. Ainda conforme o projeto, o material a ser utilizado na camada de base de pavimentação é o REVSOL”, informou a Seag.

Os serviços de recuperação da via deve durar até a próxima sexta-feira (02)

A Secretaria afirmou que a empresa executora já obteve a licença ambiental para recebimento do material e agora aguarda a chegada do mesmo para a realização da pavimentação onde os serviços de drenagem já estiverem concluídos. “É importante lembrar que para a execução dos serviços de pavimentação é imprescindível que haja condições meteorológicas favoráveis para não prejudicar as características geotécnicas necessárias para que o material possa atingir os parâmetros técnicos estabelecidos no projeto”, destacou a nota da Seag.

Sobre as atuais condições da estrada, a assessoria do órgão estadual garantiu que “tem se comprometido, através da empresa executora dos serviços, a manter condições mínimas de trânsito, mas ressaltando que se faz necessário que as condições climáticas sejam adequadas para o retorno das atividades do projeto, o que já está sendo realizado neste momento”, finalizou a assessoria.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social