Alfredo Chaves adere ao programa ES Inteligente

Publicado em 18/08/2022 às 15:35

Compartilhe

Alfredo-Chaves-adere-ao-programa-ES-Inteligente

Na última sexta-feira (12), Alfredo Chaves assinou acordo de cooperação técnica e aderiu ao programa ES Inteligente, uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a fim de agilizar o processo de modernização dos municípios capixabas. A partir deste convênio, será possível que a cidade se torne mais inteligente e eficiente, contribuindo não só para a modernização da infraestrutura urbana, mas principalmente para a melhoria da vida de toda a população alfredense.

O prefeito Fernando Lafayette destacou a relevância do Programa para o desenvolvimento de Alfredo Chaves e para o bem-estar social dos munícipes. “Nosso objetivo enquanto gestores é promover o desenvolvimento local, trazendo benefícios para a toda a população. A adesão do município ao programa ES Inteligente, que prevê estudos e a elaboração de projetos de infraestrutura em várias áreas, é um avanço importante. Quem ganha com mais qualidade de vida são os alfredenses”, frisou Lafayette.

Retomando o conceito

Você sabe o que é uma smart city, ou melhor, uma cidade inteligente? O termo ainda é recente, mas conceitua e caracteriza cidades autossustentáveis e capazes de fornecer um conjunto de itens considerados necessários para que os municípios e as respectivas populações consigam acompanhar o ritmo de mudanças e avanços tecnológicos pelo qual o planeta está passando. Para isso, inovação, sustentabilidade, segurança, acessibilidade e infraestrutura são pilares indispensáveis para a estruturação e o desenvolvimento de uma smart city.

Visando a preparar uma cidade para o futuro, algumas obras são fundamentais, como é o caso dos projetos de implantação de miniusinas solares, infraestrutura de telecomunicações, iluminação pública e gestão dos sistemas de água e tratamento do esgotamento sanitário. Tais obras são importantes pontapés iniciais e, no Espírito Santo, os municípios capixabas podem contar com o programa ES Inteligente para viabilizar estes projetos, com mais diligência em todo o processo.

Entenda o programa

O ES Inteligente começou em 2020. No entanto, iniciou de fato suas atividades e aqueceu seus motores ao final do ano de 2021. Até o momento foram cerca de 211 contatos com 51 municípios diferentes para entender a necessidade e a viabilidade de projetos de cada um deles. Atualmente, onze municípios do Espirito Santo já aderiram ao Programa, sendo o mais recente Alfredo Chaves.

Os itens principais abrangidos pelo programa são Iluminação Pública, Miniusinas solares e Infraestrutura de Telecomunicações. No entanto, é possível que as obras avancem e novos projetos ligados ao saneamento público sejam realizados.

“Na maioria das vezes, encontramos nos municípios uma certa escassez de recursos suficientes para estruturar e realizar os projetos mais robustos, como os previstos no ES Inteligente. Por isso, em nossa atuação, dispomos de uma equipe qualificada para executar projetos. Após a adesão, nós começamos o que chamamos de estudo de viabilidade, que possibilita identificar as oportunidades e a exequibilidade dos projetos dentro de determinado município”, explicou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

Procidades

Além do ES Inteligente, o banco de desenvolvimento capixaba também conta com outros serviços destinados à gestão pública municipal, como o Programa Bandes de Investimento em Municípios do Espírito Santo (Procidades), uma alternativa de financiamento direto que oferece novas possibilidades para o investimento em modernização e infraestrutura.

Geralmente, as prefeituras recorrem ao Procidades quando já existem projetos estruturados, mas ainda há carência de recursos para tornar estes projetos realidade. Dessa forma, o Bandes possibilita o subsídio dessas obras, que podem beneficiar toda a comunidade local. Se o município deseja acessar a linha de financiamento, mas ainda não tem um projeto, é necessário um levantamento geral para estabelecer o valor do investimento que será feito.

Saiba mais:
www.bandes.com.br/ppp.

Condições operacionais Procidades:
Valor máximo financiável: R$ 5 milhões;
Prazo total: até 72 meses, incluídos até 12 meses de carência;
Taxa de Juros: entre 0,41% e 0,64% ao mês + Selic, de acordo com o objetivo do crédito;
Garantias: vinculação de receitas de transferências constitucionais de ICMS e/ou FPM.

Texto de Alice Azevedo

Fonte: Bandes

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas