Fiscalização das atividades de movimentação de terra sofre modificações em Domingos Martins

Publicado em 05/08/2022 às 09:36

Compartilhe

Fiscalizacao-das-atividades-de-movimentacao-de-terra-sofre-modificacoes-em-Domingos-Martins

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Domingos Martins realizou uma reunião com operadores de máquinas (tratores, retroescavadeiras e outros) e empresários da área para esclarecer mudanças importantes na fiscalização e responsabilização civil e criminal das atividades de movimentação de terra realizadas no município.

A iniciativa faz parte de um plano de ações formatado em conjunto com diversas entidades, entre elas, Polícia Militar Ambiental e Ministério Público, para coibir a atividade ilegal de movimentação de terra e parcelamento irregular do solo no município.

Mesmo com a fiscalização e monitoramento constante, ainda há, de acordo com dados da Secretaria, registros significativos de atividade ilegal no município. “Continuamos a buscar medidas e alternativas para mudar este cenário, precisamos agir agora para evitarmos problemas sérios no futuro. Uma dessas medidas é a mudança na fiscalização e responsabilização dos envolvidos, conforme a Lei Municipal 2345, de 2011” destacou o secretário Daniel Wruck.

A partir de agora, a responsabilização pela realização de atividade ilegal não será mais somente do contratante do serviço, mas também do proprietário e/ou operador da máquina. O subtenente Borlot, da Polícia Militar Ambiental, detalhou que os proprietários e/ou operadores de máquinas também terão a obrigação de apresentar a devida licença. “Não poderão alegar que a licença está com o contratante do serviço. A apresentação do documento deve ser no ato da fiscalização”, informou.

Borlot acrescentou que outra mudança adotada a partir de agora é que uma vez autuada, a máquina será lacrada e não poderá ser retirada do local de autuação como antes. “Esta máquina só poderá voltar a atividade após a conclusão do processo”, garantiu.

O prefeito Wanzete Krüger também participou da reunião e destacou que é preciso unir forças para acabar com a atividade ilegal. “Nosso município não para de crescer, mas precisamos do progresso ordenado e equilibrado, com respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Fábio Anselmo Trarbach, a promotora de Justiça, Noranei Ingle, e o comandante da Polícia Militar em Domingos Martins, Major Edinei Balbino de Souza, além de outros representes de entidades públicas.

Fonte: Asscom/PMDM

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas