ICEPi auxilia gestores municipais de saúde na organização de serviços do SUS à população

Publicado em 10/06/2022 às 15:49

Compartilhe

ICEPi-auxilia-gestores-municipais-de-saude-na-organizacao-de-servicos-do-SUS-a-populacao

Há três meses em atividade, o projeto Apoio Institucional, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem apresentado importantes resultados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba. A iniciativa, que faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), atua por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios. 

Os apoiadores institucionais vão a campo para acompanhar os gestores na organização dos fluxos de acesso da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Ravs). Dos 78 municípios, 51 já receberam visitas das equipes que compõem o projeto.  Com isso, é possível conhecer a realidade do local, além de propor melhorias na organização dos serviços de saúde.

Um dos trabalhos realizados foi a indução do acolhimento e classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que propicia ampliação do acesso da população aos serviços do SUS capixaba.

A coordenadora do projeto, Maria Fernanda Moratori Alves, explica que, a partir dos pontos observados nos municípios, ações e propostas já estão sendo planejadas para a melhoria com os gestores e profissionais de saúde.

“Precisamos qualificar os serviços de saúde e essa é a proposta do Apoio Institucional, assim como fortalecer a Rede de Atenção Vigilância em Saúde como um todo, com foco na ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde com qualidade e maior resolutividade no cuidado ofertado à população”, explicou a coordenadora. 

Apoio Institucional

O projeto Apoio Institucional abrange a qualificação dos processos de gestão, atuando por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios. 

E as secretarias municipais de saúde estão diretamente envolvidas neste trabalho, em especial as áreas responsáveis pela Atenção Primária, Educação Permanente em Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Vigilância em Saúde, com a finalidade de fortalecer as ações do provimento de profissionais e residências em saúde do Programa Qualifica-APS, da Política Estadual de APS, Autorregulação Formativa Territorial (ARFT) e da integração dos serviços na Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

A equipe é composta por seis articuladores centrais que atuam no Núcleo Especial de Atenção Primária (NEAPRI), da Secretaria da Saúde, quatro supervisores regionais e quatorze apoiadores institucionais, divididos nos territórios das Superintendências Regionais de Saúde Norte, Central, Metropolitana e Sul.

Fonte: Governo ES

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral