Após serem vítimas de racismo, torcedores do Florianense EC planejam manifestação em Domingos Martins

Publicado em 03/06/2022 às 16:48

Compartilhe

racismo-no-futebol

Texto: Edézio Peterle / Foto: Arte GloboEsporte.com

Neste domingo (5), torcedores da equipe de futebol amador Florianense EC irão organizar um protesto contra o racismo, a partir das 8h30, no campo de futebol próximo à rodoviária de Campinho, em Domingos Martins. A ação é uma resposta às ofensas que a torcida e os atletas do clube teriam sofrido no último domingo (29), durante partida contra o Esporte Clube Cruzeiro, em uma partida do Campeonato Intermunicipal – segunda divisão de futebol amador.

Segundo informações do boletim de ocorrência da Polícia Militar, o caso ocorreu no campo de futebol da localidade de Soído de Baixo, onde torcedoras relataram que foram chamadas de “macacas”, “urubus” e “maconheiras” dentre outros xingamentos por uma mulher da torcida adversária. Ainda no boletim, consta a versão de outras testemunhas que negaram que houve injúria racial, porém segundo as vítimas, não é a primeira vez que a torcedora pratica as ofensas. 

“Em um jogo em Ponto Alto, essa mulher começou a xingar minha mãe, depois com minha cunhada. Em seguida, ela foi para o vestiário dos jogadores e fez a mesma coisa. No jogo de domingo, no final da partida, ela começou a nos xingar de ‘macaco’ e ‘urubu’. Meu filho e muitas pessoas se ofenderam. Chamamos a polícia. Ela não pode fazer uma coisa dessas, porque racismo é crime. Essas coisas não podem acontecer”, conta uma torcedora, que pediu para não ser indentificada.

A diretoria do Esporte Clube Cruzeiro negou a versão da torcida adversária e divulgou uma nota de repúdio contra qualquer prática de racismo. “Esporte Clube Cruzeiro vem a público repudiar veementemente, a qualquer ato racista, preconceituoso e violento no meio esportivo. Para existir um ambiente saudável e democrático, é inadmissível qualquer tipo de manifestação preconceituosa e violenta, ou que fira a dignidade de qualquer pessoa. É necessário que o fato seja devidamente apurado e esclarecido pelas autoridades competentes, e que todos os culpados sejam identificados e punidos”, diz a nota do clube.

Ainda no dia da partida, a Polícia Militar foi ao local e para evitar um confronto, encaminhou os envolvidos à delegacia de plantão em Venda Nova do Imigrante. De acordo com a Polícia Civil, “A suspeita, de 51 anos, conduzida à Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante, foi autuada em flagrante por injúria racial e foi liberada para responder em liberdade provisória, após pagar a fiança arbitrada pelo delegado de plantão. O procedimento do flagrante foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Marechal Floriano e dentro de 30 dias o inquérito policial será concluído e enviado à Justiça”, diz a nota enviada pela Polícia Civil, que não informou o valor da fiança paga. 

Nessa quinta-feira (2), a diretoria do Florianense EC enviou um comunicado à organização do campeonato pedindo providências. “Solicito que haja punição para a torcedora que proferiu os ataques e que ela seja impedida de participar de qualquer evento esportivo da região. Essa atitude deve ser tomada para que o Esporte da região seja um lugar de seriedade, paz e divertimento entre as comunidades, conforme descrito no regulamento da competição”, diz o comunicado assinado pelo presidente do Florianense EC, Valmir Wruck. 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral