Operação da Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Santa Teresa

Publicado em 20/05/2022 às 14:41

Compartilhe

Operacao-da-Policia-Ambiental-identifica-crimes-ambientais-em-Santa-Teresa-1

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), juntamente com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), realizou a Operação Curupira II, no município de Santa Teresa, durante o dia de ontem (19).

A ação tinha como objetivo fiscalizar 12 pontos alvos de denúncias de desmatamento da mata atlântica na região. O comandante do BPMA, tenente-coronel Cosme Carlos da Silva e o gerente regional, André Luiz Oliveira Cirqueira, estiveram presentes na ação. Participaram 22 policiais do BPMA e oito viaturas, além dos agentes do Idaf. A ação contou com o apoio do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA).

Pela manhã, na localidade Santo Anselmo, os policiais flagram uma área desmatada que soma 15 mil metros quadrados. A região é de Área de Proteção Permanente (APP), tendo em vista a existência de uma nascente na local. Há indícios de parcelamento irregular do solo, com o indicativo de ser um loteamento irregular.

A operação também ocorreu em Córrego Sujo e Tabocas, e foram identificados um total de três supressões de vegetação nativa – em sua maioria em estágio médio de regeneração -, somando aproximadamente 22 mil metros quadrados, dois intervenções em APP, uma construção de poço escavado com afloramento de lençol freático e início de queima de vegetação nativa que foram dispostas em leiras. Assista abaixo a um vídeo com imagens aéreas do local. 

“O BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das gerações de hoje e do futuro. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (www.disquedenuncia181.es.gov.br)”, destacou o tenente-coronel.  

OPERAÇÃO CURUPIRA – Essa foi a segunda edição da operação, que visa inibir o desmatamento ilegal, o parcelamento irregular de solo e agressões ao meio ambiente, muitas vezes em decorrência do desenvolvimento urbano e turístico e sua consequente especulação imobiliária.

Na primeira edição, realizada no último dia 13 de maio, em Domingos Martins, a Polícia Militar fiscalizou 44 pontos, sendo duas barragens interditadas. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento. A operação leva o nome de Curupira, personagem folclórico brasileiro que era o protetor das matas.

Fonte: PMA

Veja também

Ciclone

Alerta: ciclone traz ventos fortes e frio ao Espírito Santo

cacaucapa

Incaper promove curso on-line e gratuito sobre cultura do cacaueiro

{71CD5E04-56EA-820C-7A23-6E6544DEDC2D}

50ª Festa da Banana e do Leite resgata tradições e tem recorde de público

queijos -freepik

Queijos artesanais capixabas são premiados em evento nacional e ganham força no turismo local

arte-e-cronica

CAMINHOS

WhatsApp Image 2025-07-21 at 14.22.38(2)

Santa Teresa abre inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cafés Especiais

Marcel-Carone- coluna diversidade

Acessibilidade em Movimento: um novo olhar, um novo símbolo

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho