Cedimes e SEDH realizam Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres no Espírito Santo

Publicado em 06/05/2022 às 16:08

Compartilhe

Cedimes-e-SEDH-realizam-Conferencia-Estadual-de-Politicas-para-as-Mulheres-no-Espirito-Santo

Fonte: Governo ES / Foto: Sheyla Castelo Branco / SPS

Com o tema “Reafirmando as Políticas Públicas para as Mulheres no Enfrentamento ao Patriarcado, ao Racismo e às Desigualdades Sociais e Econômicas”, a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres já tem data para acontecer: dias 23, 24 e 25 de junho de 2022.

A ação será realizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedimes) e está sendo organizada Comissão Especial Temporária da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (Comissão Organizadora Estadual).

Com o encerramento do prazo de convocação pelos gestores municipais das Conferências Municipais, ainda podem convocar conferências municipais: Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, o Poder Legislativo, a sociedade civil ou o Ministério Público. É importante consultar o Regimento Interno para saber quais documentos devem ser enviados ou então, em caso de dúvidas, consultar o Cedimes pelo e-mail: [email protected].

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

O Cedimes em acordo com o Governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, que no exercício das suas atribuições previstas no Artigo 91º, inciso III da Constituição Estadual, e com apoio a Lei Complementar 594, de 13.07.2011 do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, convocou a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM-ES), por meio do Decreto Nº 101-S, de 20 de janeiro de 2022.

O tema central da 5ª CEPM-ES se desdobra em quatro eixos temáticos:

  • I – Análise da Realidade Brasileira e Capixaba: Social, Econômica, Política e Cultural – Os Desafios para a Construção da Igualdade efetiva;
  • II – Definição de Prioridades de Ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres;
  • III – Construção de objetivos, princípios e ações para os Planos Municipais de Políticas para as Mulheres;
  • IV- Participação das Mulheres nos Espaços de Poder: no Poder Público, na Iniciativa Privada, nos Movimentos Sociais e nos Processos Eleitorais.

Sobre as Conferências de Políticas para as Mulheres

As Conferências de Políticas para as Mulheres são instâncias para a avaliação das políticas de gênero e para a definição de diretrizes visando ao seu aprimoramento. É um processo que oportuniza o debate coletivo e a mobilização social na busca por melhorias nas políticas públicas voltadas às mulheres. A partir delas organizam-se ações com os governos no direcionamento das políticas para as reais necessidades das mulheres.

Vale ressaltar que no Brasil, já foram realizadas quatro Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres, nos anos de 2004, 2007, 2011 e a última em 2016. Seguindo as convocatórias nacionais, foram realizadas também no Espírito Santo, sendo três delas com discussões exclusivas nos temários da Conferência Nacional. Na 3ª Conferência Estadual realizou-se uma discussão acrescentando ao debate nacional um temário específico, que iniciou a construção do I Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, por meio da Plataforma de Políticas para as Mulheres.

Veja também

agro-07-05-Foto-Vanessa-Capucho-incaper

Feira facilitará acesso de pecuaristas do norte capixaba a touros melhoradores

cultura-06-05-pmdm

Prefeitura busca empresa para restaurar a Casa da Cultura de Domingos Martins

geral-06-05-banestes

Banestes lança Inteligência Artificial Generativa própria em parceria com startup capixaba

Close up view of driving instructor holding checklist while in background female student steering and driving car.

Detran|ES divulga lista de selecionados no programa CNH Social 2024

geral-06-05-ft-gov-es

Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul

agro-06-05-ft-incaper-cafe

Incaper promove Dias de Campo sobre novas cultivares de café arábica no Espírito Santo

brasil-06-05-ft-Gustavo-Mansur-Palacio-Piratini

Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

dengue

Dengue: 21 estados e o DF apresentam queda ou estabilidade na incidência da doença