Ruínas de sobrado guardam histórias e lendas em antiga estrada entre Marechal Floriano e Viana

Publicado em 17/04/2022 às 18:17

Compartilhe

lenda-e-historia-de-ruina

Texto e Foto: Cícero Modolo

A antiga Fazenda Caramuru, que fica localizado em São Rafael, em Viana, guarda lendas e muitas histórias de séculos passados. Atualmente, a fazenda pertence à família Firme. Sua característica arquitetônica é típica dos sobrados de fins do século XVIII para o XIX, em alvenaria de pedra, com argamassa de terra e óleo de baleia e cal.

O telhado, em quatro águas, era coberto por telha canal de barro, feita nas coxas dos escravos. O sobrado foi construído em 1884 e tem predominância de arquitetura açoriana (região de Portugal). A construção teve mão de obra escravocrata e indígena.

A fazenda fica na estrada que ligava Bom Jesus de Morro Baixo, Alto Bom Jesus e Costa Pereira (Marechal Floriano) a São Rafael, Taquaras e Peixe Verde (Viana). Mesmo em ruínas, a sede da antiga Fazenda Caramuru permanece como única lembrança do período, recordando uma época na qual a região era tomada de fazendas.

De acordo com pesquisas feitas pelo historiador e vereador Cezar Ronchi Junior, o Cezinha, de Marechal Floriano, a propriedade pertenceu ao tenente e alferes da Guarda Nacional João Antônio da Silva Moreira, que foi vereador pelo município de Viana por três mandatos: 1878/1880, 1881/1882 e 1883/1886. Ele foi presidente do Governo Municipal (prefeito) em 1881, e exerceu a função de juiz de paz no município, além de ter sido construtor de pontes que atendiam toda a região.

A ruína do sobrado da antiga Fazenda Caramuru encontra-se na propriedade da família Firme. E foi o senhor José Ailtom Firme que recebeu, com bastante alegria e entusiasmo, a equipe de reportagem para conhecer o local e produzir essa matéria.

“A imigração açoriana no Espírito Santo inicia-se com o desembarque dos primeiros colonos no porto de Vitória, no final do ano de 1812, com destino ao Núcleo de Colonização Agrícola Santo Agostinho (atual Viana)”, contou Cezinha.

LENDA – Após a morte do João Antônio da Silva Moreira, ninguém mais conseguiu morar no sobrado, pois havia relatos de moradores próximos à antiga fazenda, tropeiros que passavam por lá e de pesquisadores que já ouviram sobre essa historia, de que as portas e janelas se abriam, ouvia-se ruídos de passos, de louças se quebrando e de correntes se arrastando. Segundo Cezinha, há relatos de que gritos horríveis assombravam quem passava perto da estrada, e durante a noite muitas coisas estranhas aconteciam no sobrado.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral