Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais abertos e fechados na Região Serrana do ES

Publicado em 14/03/2022 às 10:51

Compartilhe

2644

Fonte: Rádio FMZ/ Foto: Freepik

A partir desta segunda-feira (14), o uso de máscaras não será mais exigido em lugares abertos e passa a ser apenas recomendado em locais fechados, nas cidades do Espírito Santo classificadas em risco muito baixo (cor azul) para a transmissão da Covid-19. A proteção continua sendo obrigatória apenas para pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal.

Segundo o novo Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo, os municípios classificados na categoria muito baixo são: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

A flexibilização foi anunciada na última sexta-feira (11) pelo governador Renato Casagrande (PSB). Segundo ele, a medida está sendo tomada devido ao baixo índice de transmissão, de casos e de mortes provocadas pela Covid-19 no Estado. 

A tendência é de que nos próximos 15 dias o Espírito Santo alcance as menores médias móveis de transmissão e de mortes já registradas desde o início da pandemia, segundo o governador.

Já para as cidades classificadas em “risco baixo”, o uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais abertos, porém a proteção ainda será exigida em lugares fechados. Moradores de cidades com risco moderado, alto ou extremo para a Covid-19 deverão continuar usando máscaras em todos os ambientes.

Volta do risco muito baixo

A classificação de risco muito baixo para a Covid-19, que havia sido excluída da matriz de risco do Espírito Santo durante o período de aumento dos casos, voltará a fazer parte dela a partir de segunda.

Segundo essa classificação, as cidades do estado são divididas em 10 microrregiões. Para alcançar o risco muito baixo é preciso atingir os seguintes percentuais de vacinação:

  • 80% da população adulta com a primeira e a segunda doses ou dose única
  • 90% da população de 12 a 17 anos com a primeira dose
  • 90% da população idosa com a dose de reforço

“Isso muda substancialmente [a situação nas cidades]. Os eventos sociais passam a não ter mais limitação de pessoas, exceto a limitação dos bombeiros. Não há mais restrição de atividades econômicas e sociais nas cidades com Risco Muito Baixo”, explicou Casagrande.

Em caso de sintomas, use máscara

Apesar da flexibilização, Casagrande ressaltou que pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscara em todos os ambientes, além de fazer o teste para detecção da Covid-19.

O governador também pontuou que pessoas que preferirem devem continuar usando a proteção.

“É preciso que compreendamos que mascara é uma proteção. Mesmo que não seja uma exigência, se você achar que deve, use a máscara. Já é um equipamento que está na cultura de muitos países, como na Ásia”, disse.

Com informações do G1 ES.

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas