O artesanato que se multiplica através de seus mestres

Publicado em 20/11/2021 às 12:42

Compartilhe

Artesanto-02

Fotos: Divulgação

O Espírito Santo é um estado repleto de belezas naturais, cultura e tradição. De suas famosas panelas de barro aos bibelôs feitos de conchas do mar, a tradição artística capixaba tem sido preservada de geração em geração, servindo como fonte de inspiração e renda para diversos capixabas. 

Inspirada pelas conchas, um dos símbolos da identidade capixaba, a artesã e artista plástica Giovana Barbosa hoje exporta suas peças para os Estados Unidos.  Aliando a técnica regional com os conhecimentos adquiridos em sua formação em Belas Artes, a artesã começou a desenvolver sua identidade e criar obras que misturam a tradição das conchas com diversos materiais. E dessa mistura surgiram obras como suas famosas bailarinas, que já estão no mercado há 18 anos.

“Meu foco era fazer com que as produções com conchas deslanchassem, saíssem daquela mesmice e se tornassem objetos de decoração”, conta. A combinação de sucesso fez com que o trabalho da artesã alcançasse não só o Brasil, mas também outros países, para onde suas obras são exportadas, mantendo viva a tradição, que é passada a diante por ela em cursos que ministra por todo o país.

Recolher conchas em um passeio pela praia foi o ponto de partida para a artesã Cristina Lauteman, que viu na flor de conchas que se formou em suas mãos a inspiração para sua arte. Porém, a identidade da artista só se tornou completa anos depois, quando em uma feira na cidade de Guarapari, descobriu a técnica de artesanato com escamas de peixe, que era ensinada por freiras a crianças carentes da região.

O trabalho da artesã, que une conchas e escamas de peixe, ultrapassou as fronteiras do estado e até mesmo do país, e sua técnica segue sendo difundida pelos mais de 100 alunos que já passaram por seu ateliê e através dos cursos que ministra pelo país.

Para o artesão Juarez Domingos, a paixão pela tecelagem vem de berço. Nascido em Barroso- MG, região conhecida pela tecelagem, o artesão cresceu ouvindo as histórias de sua mãe, que nutriam nele a paixão pela arte.

Há 26 anos no Espirito Santo e há 30 como artesão, Juarez preserva a técnica tradicional de tecelagem com tear e passando a tradição adiante por meio de seus filhos, sobrinhos e netos.

Giovana, Cristina e Juarez são três mestres artesãos que estão na ArteSanto 2021, feira que reúne mais de 500 expositores e 5000 peças, até amanhã (21/11), na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita.

SERVIÇO:

ArteSanto 2021 – Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo

Entrada gratuita.

Quando: Até 21 de novembro

Horário de funcionamento:  Sábado e domingo: 10h às 22h

Local: Praça do Papa, Enseada do Suá – Vitória, ES.
Entrada Gratuita

Fonte: IÁ Comunicação

Veja também

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória