Espírito Santo apresenta o maior crescimento do consumo no país das classes C e D puxado por viagens aéreas

Publicado em 18/11/2021 às 09:21

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Texto: Superdigital / Foto: Divulgação

Na contramão do país, que observou um recuo médio de 4%, o Espírito Santo teve uma um aceleração no consumo de 4,1% das classes C e D em setembro ante agosto. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Os capixabas foram os únicos, entre os 11 estados observados no levantamento, a obter números positivos. O resultado foi puxado, sobretudo, pelo crescimento nos gastos com companhias aéreas, com alta de 142%.

Os demais setores que apresentaram alta foram: Hotéis e Motéis, 94%; Transportes, 27%; Combustíveis, 24%; Diversão e Entretenimento, 23%; Telecomunicações, 13%; Lojas de Roupas, 7%; e Serviços, 7%. Houve recuo no consumo nos segmentos de Automóveis e Veículos (-21%), Drogaria e Farmácia (-7%), Rede Online (-5%) e Prestadores de Serviços (-2%).

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, “as pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. De fato, por conta da pandemia, muitas viagens foram adiadas e, com o avanço da vacinação e a queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens e os planos que foram adiados em 2020 e primeiro semestre de 2021”, afirma ela.

No âmbito nacional, os demais setores que mostraram recuperação no consumo foram Diversão e Entretenimento (3%), Telecomunicações (2%), transporte (1%) e combustíveis (1%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram Rede Online (-7%), Automóveis e Veículos (-6%), Lojas De Roupas (-5), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Prestadores de Serviços (-3%).

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em setembro, 84% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a agosto e 3 pontos a mais que junho. Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Companhias Aéreas (24%), Hotéis e Motéis (11%), Transportes (5%) e Diversão e Entretenimento (5%).

No contexto geral, todas as regiões registraram queda, puxadas pelo Norte (-8%) e Nordeste (-7%). O Sul recuou 4%; o Sudeste, 3%; e o Centro-Oeste, 1%.

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