Estudantes de Marechal Floriano retornam às aulas presenciais após ações de segurança sanitária

Publicado em 09/11/2021 às 13:44

Compartilhe

WhatsApp-Image-2021-10-22-at-16.50.39

Texto: Juliano Rangel / Foto: Divulgação

Os estudantes das turmas do Ensino Fundamental de Marechal Floriano já estão de volta às salas de aula. Com o retorno do formato presencial garantido, os alunos das séries entre o 1º ao 9º ano já puderam retomar suas atividades no ambiente escolar sem a necessidade de revezamentos. Para os estudantes com comorbidades ou deficiências, a presença segue sendo facultativa. 

De acordo com a secretária de Educação, Édia Klippel, o retorno dos alunos é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido em toda a rede de ensino do município desde o ano passado, com foco nos conhecimentos estruturantes e indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. 

“Mesmo em casa, os alunos foram assistidos pelos professores com a mediação e cumprimento das tarefas. Ao término de cada mês as atividades eram devolvidas e corrigidas pelos professores”, frisou a secretária.  

Segundo a Édia, a área de educação conseguiu acompanhar como estava sendo as aulas e a aprendizagem remota, com os alunos passando por uma avaliação diagnóstica e, assim, garantindo que não houvesse a evasão escolar. Ainda de acordo com a secretária, na Educação Infantil, nas turmas do pré-escolar, as aulas ainda permanecem no formato híbrido, com revezamento diário.

Projeto Rede dos Saberes

O retorno das aulas da Educação Fundamental foi consolidado e sem revezamento por meio planejamento iniciado em fevereiro deste ano, quando os estudantes começaram a retornar para a escola de modo escalonado. Por meio do projeto Rede dos Saberes, a Secretaria de Educação conseguiu garantir os direitos de aprendizagem dos alunos em meio à pandemia.  

A iniciativa possibilitou que os conhecimentos e os trabalhos dos professores fossem alinhados mensalmente. “Nos seus grupos de trabalho, diariamente os professores compartilham experiências exitosas que visam diminuir os impactos educacionais causados pela pandemia”, contou a secretária. 

Cuidados redobrados

A secretária enfatiza que todas as escolas elaboraram o Plano Estratégico de Intervenção e Controle em cumprimento a Portaria elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que determina as medidas administrativas e de segurança sanitária a serem adotadas pelas escolas para um retorno seguro. 

“Este plano contém ações nas áreas administrativa, sanitária, da organização e higienização do espaço físico, transporte escolar, distribuição e consumo dos alimentos. As escolas estão colocando em prática todas as ações previstas neste plano de modo a garantir um ambiente seguro aos estudantes e aos profissionais”, explicou a secretária.  

Ela também ressalta que, antes do retorno presencial, todos os profissionais das escolas, do transporte escolar e da Secretaria Municipal de Educação foram capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde, visando subsidiar esse retorno de modo seguro. 

“Como medida de precaução e isolamento de casos, todos os profissionais foram testados e uma amostra significativa de estudantes também passaram por esta triagem. Nos casos suspeitos e confirmados na comunidade escolar, além do monitoramento, são inseridos na Plataforma Segura, sendo acompanhados pela vigilância sanitária municipal”, informou Édia. 

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios