Monumento em homenagens às vítimas do grupo Bergfreunde é inaugurado na Praça de Domingos Martins

Publicado em 22/10/2021 às 21:06

Compartilhe

grupo-de-danca-001

Texto e Foto: Sidney Dalvi

Domingos Martins

Diante de muita emoção, foi inaugurado nessa quinta-feira (21), o monumento que busca homenagear as vítimas do acidente com o grupo Bergfreunde e também todos aqueles que fazem parte de grupos de danças folclóricas no município. A obra foi instalada na Praça Dr. Arthur Gerhardt, a mais famosa de Domingos Martins.

O monumento foi construído pelo artista Hipólito Alves e custeado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A obra de arte é fruto de um pedido das mães das vítimas do trágico acidente que, em 2017, tirou 11 vidas. O acidente aconteceu na BR 101, em Mimoso do Sul. O grupo folclórico voltava de uma apresentação em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando uma carreta que transportava placas de granito chocou-se contra o micro-ônibus onde eles estavam.

A obra retrata um casal de dançarinos vestidos com roupas típicas dos grupos folclóricos do município. Ela pesa 500 quilos, é feita de liga de minério e calcita e demorou 120 dias para ser finalizada. O monumento também possui uma placa onde, em volta dela, foram colocadas 11 estrelas com as fotos e nomes das vítimas do acidente: Aloisio, Fabiana, Gabriel, José Ronaldo, Karinny, Luiz Fabiano, Marilia, Nandeiara, Pedro Lucas, Suzana e Vanderli. Durante a cerimônia de inauguração, os sobreviventes do acidente também foram homenageados.

A gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Dulciele Stein Suela, iniciou a cerimônia, lendo uma mensagem em nome da Secretaria e da Prefeitura. “Hoje nossa homenagem vai para estes 11 jovens, que levavam nossa cultura e o nome do nosso município ao redor do mundo. Hoje são 11 estrelas que brilham no céu e que, com certeza, neste momento estão muito felizes ao se sentirem lembrados e homenageados, e terem seus nomes marcados para sempre na história de nosso município”.

O coronel da Polícia Militar, Marcelo Muniz, realizou um momento de oração. “Esse monumento é um testemunho de cultura, de paz, de amor, de alegria, de satisfação e honra de representar uma terra, uma cultura, uma cidade e em todo lugar por onde se apresentavam. Em segundo lugar, este não é um monumento que fala de morte, apesar da falta e da saudade. Esse é um monumento de vida”.

Duas mães de vítimas ofereceram ao Prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, uma placa de agradecimento. “As nossas estrelas levavam a cultura do nosso município para vários lugares enquanto estavam na Terra. Esse monumento é apenas uma homenagem por tudo o que eles fizeram.”, disse o prefeito.

“Nossas estrelinhas brilharão para sempre”

Essa foi a frase dita por várias mães após o monumento ter sido inaugurado. Elas, além de parentes das vítimas se aproximaram da estátua e colocaram suas mãos nas estrelas que representavam seus entes queridos que se foram, e lá permaneceram por um longo momento.

Uma das mães das vítimas, Anelize Saar, em entrevista ao Portal Montanhas Capixabas, falou um pouco sobre o seu sentimento que, de agora em diante, toda vez que passar pela pracinha de Domingos Martins, vai poder visualizar a homenagem. “Esse monumento representa lembrança, reconhecimento e homenagem, pois é o que eles merecem depois de tudo o que fizeram, e por toda a paixão que eles tinham pelo o que faziam.”

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMDM

Veja também

geral-02-05-ft-gov-es-professora

Ex-alunos da Rede Estadual se tornam professores diante das oportunidades geradas pela Educação capixaba

agro-02-05-ft-freepik

Decreto define prazos e obrigatoriedade ao produtor rural na emissão de Nota Fiscal

mundo-02-05-ft-AFP

Acusado de matar adolescente com espada tem nacionalidade brasileira

brasil-02-05-ft-div-chuva-RS

Rio Grande do Sul confirma 13 mortes e 21 desaparecidos até o momento

saude-02-05-ft-freepik

Hipertensão infantil: um mal silencioso

alfredo-chaves

Mais de 100 pilotos disputam campeonato de voo livre em Alfredo Chaves

mel

Conheça sete mitos e verdades sobre o mel

feira-de-cafe

Participação brasileira em feira de cafés especiais pode gerar US$ 65 milhões em negócios