Descomplicando seus direitos

Qual o futuro do trabalho?

Publicado em 01/09/2021 às 11:17

Compartilhe

Colunas-Montanhas_seus-direitos

Olá! Sejam bem-vindos à nossa coluna “Descomplicando Nossos Direitos”. Sou Aline Benevitz da Hora Mariano, advogada atuante na área trabalhista e empresarial com foco na prevenção de problemas jurídicos em ambientes laborativos. Trago, nos nossos encontros quinzenais, orientações que objetivam ajudar o pequeno, o médio e o grande empresário na construção e/ou manutenção de seus negócios – pois, quando cuidamos de empresas, estamos também cuidando de famílias.

Para o nosso terceiro encontro, trouxe como tema a seguinte pergunta que recebi num dia desses em meu Instagram: “qual o futuro do trabalho?” A resposta para este interessante questionamento impacta a vida de muitos trabalhadores e direciona a mente de empreendedores. Meus queridos, diante da abrangência e profundidade da resposta sobre tal dúvida, dar-me-ei por satisfeita por tecer um breve parecer a este respeito – afinal, esta é uma pergunta que vale ouro!

Para responder a esse questionamento, volto o meu olhar para as direções que o mercado tem tomado nestes últimos tempos. Um marco muito importante para perceber essa transformação é, sem dúvidas, a pandemia causada pela covid-19, e as palavras de Saadia Zahibi – diretora do Fórum Econômico Mundial – reforçam essa ideia: “A covid-19 acelerou a chegada do futuro.” Tal afirmação é verdadeira e alcança a todos, seja brasileiros, seja tantos outros ao redor do mundo.

Antes de tudo, vale lembrar que investir em capital humano já é uma característica de empresas competitivas que estão atentas às habilidades e talentos de seus colaboradores. Estes, por sua vez, devem estar atentos ao fato de que o mundo mudou. A crise sanitária trouxe uma aceleração de processos, fazendo com que o colaborador em alerta perceba e pense abertamente – de forma absoluta e natural – que o mundo tornou-se virtual. Ou seja, a inteligência profissional atual é composta pela autonomia do trabalhador e pela sua criatividade, e essa perspicácia não só pode, como deve, ser exercitada dentro das organizações que esses funcionários atuam. Essas duas características (autonomia e criatividade) devem ser exploradas por meio do dinamismo, da criatividade, da capacidade de questionar e da adaptabilidade àquilo que é novo – como a tecnologia, por exemplo.

Por outro lado, os empreendedores precisam entender que, para continuar aprendendo, precisarão aprender, desaprender e reaprender com o novo mercado que se abre. Ainda nesse cenário, cabe-se trazer uma aplicação nítida do conceito de modernidade líquida no que tange ao aprendizado; é preciso dizer que o saber não tem mais fórmula definida: há uma predominância pelo dinamismo, pela inconstância, pela fluidez. A adaptabilidade do empreendedor, então, está diretamente relacionada a sua capacidade de aceitar as novas possibilidades, articulando-as para revolucionar, por meio delas, o seu nicho empresarial.

Portanto, os empreendedores e os colaborares precisam entender que o protagonismo da busca pela adaptação às nuances do mercado é de responsabilidade pessoal. Os primeiros precisam de constante atualização para entender o presente cenário, devendo lançar mão de ferramentas necessárias para a sua sobrevivência no mundo competitivo atual; os últimos – visando a manutenção de seus empregos e/ou até a promoção em seus trabalhos – têm de, então, adotar uma mentalidade de crescimento, enfrentando seus medos, devendo evitar a procrastinação de seus objetivos para que, dessa forma, possam realizar uma entrega total a cada oportunidade de iniciar novos aprendizados. Desse modo, o futuro do trabalho pode até ser incerto, mas, com certeza, será melhor manejado por aqueles que se adequam rapidamente às circunstâncias do porvir.

Dra. Aline Benevitz

Advogada – OAB/ES 32.546

Telefone: (27) 9.9895-7806

Email: alinebenevitz.adv@gmail.com

Instagram: @benevitzmariano

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno

Últimos artigos de Descomplicando seus direitos