7 estratégias comprovadas para ter sucesso no Day Trade

Publicado em 25/04/2023 às 09:00

Compartilhe

7-estrategias-comprovadas-para-ter-sucesso-no-Day-Trade

Se você começou a operar day trade – aquelas negociações de ativos em que se compra e vende no mesmo dia depois de uma valorização – mesmo que há pouco tempo, certamente já deve ter entrado em um site de trade em busca de aprender mais e, assim, desenvolver  a sua estratégia ou aproveitar alguma das mais bem-sucedidas que já existem.

E também deve ter percebido que, nem sempre, elas são colocadas de forma simples.

É justamente com o intuito de atender a essa demanda, que nós trouxemos as principais e mais rentáveis estratégias de day trade, utilizadas por profissionais e, claro, já testadas pelo tempo. É a sua chance de encurtar o seu caminho até a sua independência financeira.

Aliás, mesmo que ainda não esteja seguro com conceitos básicos disso, nós vamos esclarecê-los também.

  1. Visão geral do day trade

Embora o nome possa soar complexo, na verdade, as operações deste gênero têm um conceito muito simplificado: compra-se e vende um ativo dentro do mesmo dia. Evidentemente que, para se ter sucesso dentro desta premissa, é indispensável que o ativo que você comprou ofereça uma valorização neste curto período de tempo.

É justamente aí que está o segredo.

Há ciência e uma ampla biblioteca de conhecimentos que explica e que nos ajuda a entender o ativo, o mercado, o cenário econômico, entre tantos aspectos, de forma a nos permitir tomar melhores decisões e, assim, procedermos ao desejado aumento do patrimônio no médio e longo prazos.

Dentro deste conhecimento que, em parte, é dinâmico, existem as principais estratégias, de que falaremos a seguir.

  1. As principais estratégias para se dar bem no Day Trade

Antes de entrarmos em detalhes, é importante que você saiba que, em muitos casos, a depender do seu perfil, patrimônio, situação financeira, entre outros, é possível combinar elementos de diferentes estratégias para se adequarem perfeitamente ao seu estilo.

Assim, conhecer o maior número das melhores e analisá-las para criar a sua pode ser uma alternativa inteligente.

2.1 – A estratégia de entrada e de saída do mercado

Essa é, talvez, uma estratégia que invariavelmente é executada por todos os traders de sucesso e, na verdade, passa muito por disciplina e controle. A ideia por trás dela é a de ter um preço de entrada e um de saída (ou de diminuição da exposição) em um determinado ativo, antes de efetivamente operar.

Desta forma, você garante um ganho satisfatória se a operação ocorrer como o previsto e impede uma perda que seria irreversível ou grande demais para o seu patrimônio.

No entanto, note que não adianta ter traçado esses preços e, no primeiro momento que ver um ativo passando o seu preço teto, achar que pode esperar mais ou, então, ao contrário, deixar o preço baixar de seu mínimo e pensar que esperar por uma recuperação seja uma boa ideia.

É a disciplina que manda neste caso.

Em via de regra, o ponto-chave utilizado por muitos negociadores é encontrar o suporte consolidado mais recente do ativo e procurar comprá-lo ali, enquanto deve-se vendê-lo quando atingir a resistência mais comum.

2.2 – Desenvolva e teste sua estratégia em simuladores

A conta é simples: algumas das mentes mais brilhantes e conhecedoras do assunto fazem suas fortunas em trade. Desta forma, não é exagero dizer que a concorrência neste mercado pode ser um tanto quanto acirrada.

Para ter a certeza de que você chegou a uma estratégia robusta e funcional, nada melhor do que testá-la.

A proposta é a de fazer algumas operações em simuladores, mas não aleatórias. Você deve se concentrar em sua estratégia, como se fosse dinheiro real e, sobretudo, utilizando números que tenham a ver com a sua real condição financeira, de forma a testar a estratégia dentro do seu padrão de realidade.

2.3 – Opere em altas volatilidades de preço

Você precisa que o preço do ativo suba depois de comprá-lo e, a curto prazo, é basicamente a demanda que representa essa apreciação ou depreciação. Desta forma, é indispensável conhecer o fuso dos principais centros financeiros do mundo, de acordo com a classe ou tipo de ativo com que se está negociando.

Essa é uma estratégia vital para maiores oportunidades.

2.4 – Opere, Anote, Revise e Refaça

É um ciclo de aprendizagem. Sempre que operar, faça uma espécie de diário, anotando cada operação e, claro, o seu desenrolar. Uma vez por semana ou mês, leia os seus relatórios cuidadosamente e escreva, nos casos malsucedidos, como você deveria ter agido.

Isso permitirá que você aprofunde seu controle e aprimore sua estratégia no futuro.

2.5 – Use e abuse das ordens limite

Como já falamos, volatilidade é essencial, mas também pode ser perigosa, se você não tomar cuidado. Por exemplo: quando você envia uma ordem, em via de regra, ela vai como “preço de mercado”, ou seja, a compra será feita, dentro da disponibilidade, ao preço do ativo naquele momento.

Só que o preço pode mudar em frações de segundos.

Desta forma, uma operação, digamos, de compra de um ativo a 1,1550 pontos, com expectativa, com expectativa de venda a 1,1600 pode ser amplamente prejudicada, em termos de lucro, se a ordem terminar por ser executada a 1,555. 

Metade do lucro em potencial seria perdido.

Para evitar esse problema, faça ordens limite, onde se determina o preço máximo de compra.

2.6 – Siga a estratégia sempre

Nenhuma estratégia sempre vence. Você precisa repeti-la por muitas vezes, se for uma estratégia vencedora, para, só então, conseguir, dentro de uma grande amostragem, perceber um lucro consistente e sólido.

Desta forma, mesmo quando uma ou outra operação terminar em prejuízo, se a sua estratégia é forte, mantenha-se nela.

2.7 – Nunca opera com capital que não pode ser perdido

Por não ser algo baseado em fundamentos de empresas ou ter garantias do Tesouro ou afins, há sempre um risco mais sério de ruína. Para evitá-lo, tenho as suas reservas de emergência e nunca opere um volume de capital que não possa ser perdido.

Aliás, essa é uma estratégia que sempre deve ser observada para aqueles que se alavancam.

E, assim, você estará pronto para iniciar a sua trajetória.

Veja também

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar