Voluntários se unem para ajudar vítimas da enchente nos municípios atingidos pela chuva
Publicado em 22/01/2020 às 19:39
Os dias seguintes à tragédia que atingiu municípios do Sul do Estado tem sido de limpeza, reconstrução e muita solidariedade. Cidades vizinhas e até as mais distantes têm manifestado ajuda com doações e força de trabalho junto às vítimas das chuvas. Desde o final de semana, a Igreja Matriz de Sant’Ana de Marechal Floriano tem arrecadado um grande número de donativos.
Natalino Bianqui é coordenador da Igreja e conta que desde domingo (19), a comunidade está recebendo as doações e enviando para os municípios. Quatro caminhões já foram para Alfredo Chaves carregado de mantimentos. “O nosso pároco, o padre Marcos, motivou os paroquianos a doar o que era importante para as famílias necessitadas. Ele disse que aquele colchão que você está guardando em casa para receber uma visita, essa visita está lá em Alfredo Chaves esperando. Enviamos um caminhão lotado de colchões que foi uma surpresa para nós”, contou o coordenador.
Ainda segundo Natalino, outros itens também foram doados e enviados em grande quantidade. “Recebemos doações de roupas, alimentos, produtos de limpeza que era de fato o que eles estavam precisando com urgência. Foi muito interessante, o povo abraçou a causa e nós nos surpreendemos. A doações foram muitas, nosso salão comunitário ficou repleto. Tenho certeza que vai continuar chegando”, disse.
O último caminhão saiu ontem para Alfredo Chaves, mas de acordo com Natalino as pessoas vão continuar ajudando e mais doações serão enviadas. Os itens de maior necessidade em Alfredo Chaves são produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, matérias e ferramentas para limpar a cidade. Roupas não são mais necessárias.
As pessoas que desejarem podem fazer doações em dinheiro que será destinado à compra de móveis e eletrodomésticos (veja os números das contas no final da matéria).
Além de Marechal Floriano, o município de Venda Nova está unido na solidariedade às vítimas das chuvas. Muitas doações já foram enviadas, e na manhã desta quarta-feira (22), um grupo de 22 trilheiros voluntários da associação TCMA partiu com destino a Vargem Alta para no atendimento direto às comunidades de difícil acesso. Os trilheiros se dividiram em grupos, espalhados pelo município em busca informações e pessoas afetadas e que precisem de resgate ou atendimento assistencial. O trabalho é orientado e acompanhado pelo Corpo de Bombeiros.
Conta para depósito
Associação Casa Lar Aconchego do Idoso
Banco do Brasil
Agência: 1261-0
Conta corrente: 7349-0
Sicoob
Agência 3001
Conta corrente 2854-1