Visitante não precisa mais de guia para conhecer as piscinas naturais da Pedra Azul

Publicado em 24/09/2017 às 13:37

Compartilhe

As belezas do Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ) poderão ser conhecidas e apreciadas por meio de uma nova rota. O local acaba de inaugurar a nova trilha, onde os visitantes podem ter acesso sem a necessidade de serem acompanhados por um guia.

Com a novidade, a caminhada ficou mais fácil e segura, além de ser apropriada para qualquer um que deseja aproveitar o passeio até as famosas piscinas naturais. Além disso, o novo trajeto conduz o turista na forma de “escalaminhada”, uma caminhada em subida às piscinas naturais que estão a uma altura de aproximadamente 175 metros em relação ao centro de visitantes.

Visitante nao precisa mais de guia para conhecer as piscinas naturais da Pedra Azul 4Essa trilha conta com degraus de madeira e pedra, além de cordas em corrimão, que dão mais segurança ao turista e mantêm o espírito de aventura típico das atividades na região. Sendo uma alternativa ao trajeto atual, em que a subida é feita no costão rochoso, o novo trecho possui partes inclinadas em uma escalada apoiada apenas por uma corda.

Desta forma, apesar de um pouco mais longo, 200 metros a mais, o novo trajeto tem menor inclinação e permite que pessoas com diferentes idades e condição física visitem as piscinas naturais. No trajeto, a paisagem encantadora e a vista de dezenas de quilômetros no horizonte encantam os olhos mais atentos aos detalhes da região.

Segundo a gestora do parque, Daniela Nicioli, a abertura da nova trilha é um marco importante para o uso turístico do Parque da Pedra Azul. “Esperamos receber um número ainda maior de turistas nos visitando. A nova trilha é uma alternativa à subida pela corda feita no costão, já que algumas pessoas não se sentem confortáveis subindo pela corda. A aventura continua, pois o turista pode optar por subir pela nova trilha e descer pela corda ou vice-versa”, conta Daniela.

Funcionários participaram da estruturação da nova trilha

Visitante nao precisa mais de guia para conhecer as piscinas naturais da Pedra Azul 2A estruturação da trilha foi feita pelos próprios funcionários do Parque Pedra Azul, como conta a gestora do local. “A motivação dos nossos funcionários foi possibilitar que mais pessoas possam visitar o Parque e desfrutar das paisagens maravilhosas com segurança e conforto. A Pedra Azul já é uma das paisagens mais visitadas do nosso Estado e esta trilha certamente será uma das mais belas e admiradas”, ressaltou Daniela.
O condutor Naudimar Fernando Tenis foi um dos voluntários que contribuíram para montar a nova trilha. “Os ganchos onde as cordas estão fixadas foi eu que soldei com meus equipamentos. Aqui no Parque, todos os funcionários têm prazer em trabalhar e todos ajudaram”, contou Naudimar.

Naudimar contou que frequenta o local desde que era criança, pois ele é sobrinho de um antigo guarda florestal que trabalhou muitos anos no Parque Estadual. “Eu ajudava a atender aos alunos de escolas da região junto com meu tio. Trabalhar aqui é muito prazeroso”, destacou.

Há mais de 30 anos trabalhando no PEPAZ, o guarda florestal José Bellon – o guarda Bello – comentou que a trilha recém-inaugurada foi planejada há pelo menos 15 anos. Ele manda um recado para quem nunca visitou a Pedra Azul, mesmo morando bem pertinho.

“Agora, com a nova trilha, é um motivo a mais para quem pretende conhecer essas belezas naturais que temos aqui. A maioria dos moradores aqui do entorno não conhecem esse presente de Deus. Quando temos as coisas perto da gente, sempre deixamos para depois, mas esse dia às vezes nunca chega”, comentou.

Apesar de não serem mais necessários os guias, o Parque recomenda a contratação de um guia local para que o turista possa ter um passeio mais rico com informações sobre toda a região. O Parque da Pedra Azul é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Subida até o topo da Pedra Azul é feita com equipe especializada

Visitante nao precisa mais de guia para conhecer as piscinas naturais da Pedra Azul 3Para quem quer uma adrenalina maior e tem disposição de fazer uma escalada, equipes de profissionais da região estão autorizadas a levar o visitante até o topo da Pedra Azul. Esse passeio é o único que tem um custo para o turista, já que é feito por especialistas que não são funcionários do Parque Estadual da Pedra Azul.

Um dos condutores autorizados é Naudimar Fernando Tenis, da Equipe Selva. Ele informou que atende a grupos de cinco pessoas, número máximo autorizado por cada passeio. “Nossa equipe fornece todos os equipamentos de segurança para quem quer ter uma experiência indescritível. Trabalho com escaladas e atividades verticais há 15 anos e recentemente até ajudamos a ministrar cursos para bombeiros militares”, destacou.

AGENDAMENTO – O agendamento para visitar o Parque Estadual da Pedra Azul pode ser feito de terça-feira a domingo, pelo telefone: (27) 99739-8005 e, para mais informações, o contato pode ser feito pelo número: (27) 3248-1156.
TOPO DA PEDRA AZUL – Os interessados em subir ao topo da Pedra Azul, podem ligar para Naudimar, pelo número: (27) 99966-0304.

Veja também

brasil-15-07-ft-reproducao-arquivo-pessoal-portal-ig

Picada de aranha mata turista na Bahia e amigo da vítima acusa restaurante

mundo-15-07-ft-divulgacao-Roberto-Cardassi

Empresário brasileiro suspeito de dar golpe de R$ 160 milhões é detido em Portugal

mat-paga-15-07-mundo-aviator

Os Melhores Jogos Crash Online – Diversão e Lucros Garantidos

mat-paga-15-07-ft-istockiphoto

O Papel da Psicologia nas Apostas

esporte-15-07-ft-div-gov-es-ginastas-capixabas

Dupla capixaba da ginástica rítmica garante pódio por equipe em última competição antes da Olimpíada

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango