Visitante mineira reclama de atendimento do Hospital de Domingos Martins

Publicado em 12/02/2020 às 11:53

Compartilhe

A mineira Maria Madalena Monteiro de Queiroz, 69 anos, que passava alguns dias de férias na casa de seu filho, em Domingos Martins, sofreu um acidente doméstico enquanto manipulava o socador de alho. Maria descuidou-se e golpeou um dos dedos da mão esquerda, ao triturar o alho sobre uma tábua de madeira. 

Visitante mineira reclama de atendimento do Hospital de Domingos MartinsImediatamente após o ocorrido, pela manhã, Maria procurou o Hospital Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins. Lá chegando, foi feita uma radiografia, que constatou uma fissura no quarto dedo, e que logo foi diagnosticada como fratura da falange distal.

Ela recebeu medicação intravenosa para diminuir a dor que sentia. Após ser medicada, o médico fez um encaminhamento a paciente para que ela buscasse um ortopedista, a fim de que outras medidas adequadas à fratura fossem tomadas, uma vez que o Hospital não possui a especialidade de ortopedia.

Visitante mineira reclama de atendimento do Hospital de Domingos Martins 2Desta forma, Maria Madalena seguiu para o Centro de Saúde Dr. Humberto Saleme do Valle, também em Campinho, onde não conseguiu o especialista, pois os atendimentos do Centro de Saúde não são nem de urgência, nem de emergência, mas sim eletivos, ou seja, os pacientes recebem atendimentos a partir de um agendamento.

Ela também buscou ser atendida por um médico particular, mas o profissional já não estava mais em seu consultório na ocasião. Depois de idas e vindas, ela decidiu ir até uma farmácia, comprar esparadrapo, gaze e palitos de madeira, com o objetivo de imobilizar o dedo.

Confira aqui a entrevista com Maria Madalena:

HMAG envia nota ao Portal Montanhas Capixabas

O Portal Montanhas Capixabas conversou com o doutor Wanderson Aleixo, diretor técnico do Hospital de Domingos Martins, que em nota esclareceu o que ocorreu no caso da senhora Maria Madalena.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Ele afirmou que o HMAG utiliza-se de protocolos de atendimento realizados em prontos – socorros, e que são seguidos pelos médicos assistentes do serviço. Sendo assim, nos casos de traumas e fraturas, se realiza o atendimento inicial, com avaliação clínica e com o auxílio de exame de imagem (radiografia), para então definir a gravidade e a conduta a ser tomada.

“Em caso de fraturas simples faz-se uma radiografia e se encaminha o paciente ao pronto socorro do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE). Este é o direcionamento mais adequado a ser seguido”, explica o diretor.

Porém, a partir do momento que o paciente é liberado do pronto socorro, perde-se o controle de conduta a ser tomada pelo mesmo. “É por este motivo que pedimos aos pacientes a buscarem a Unidade Básica de Saúde para atendimento com ortopedista do sistema de saúde do município ou a buscar atenção particular como opção”, orienta Wanderson.

O diretor ainda lembrou que estão sendo feito os esforços para iniciar o serviço de ortopedia no hospital, possibilitando atender e resolver grande parte das demandas ortopédicas de urgência, emergência e ambulatorial na própria instituição.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas