Vinte municípios capixabas receberão as primeiras doses de vacina contra dengue

Publicado em 27/01/2024 às 10:56

Compartilhe

Vinte-municipios-capixabas-receberao-as-primeiras-doses-de-vacina-contra-dengue

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (25) a lista dos primeiros municípios brasileiros que serão contemplados a receber as primeiras doses da vacina contra a dengue no País. No Espírito Santo, foram definidos 20 municípios, todos eles pertencentes à região Metropolitana de Saúde. 

São eles: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana. 

Os critérios para definição dos municípios seguem recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A estratégia definida pelo órgão engloba a aplicação das doses na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. No Estado, foi definido 20 municípios da região Metropolitana de saúde.

A expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que as doses cheguem ao Estado até início de fevereiro, para que seja iniciada a imunização da população-alvo, de crianças de 10 a 14 anos. A Secretaria da Saúde aguarda a confirmação, por parte do órgão federal, do número de doses a serem enviadas.

Vacina contra dengue no Espírito Santo

O Ministério da Saúde definiu para 2024 o público-alvo da vacina contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A priorização deste grupo ocorre em virtude de ser a faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue no País, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa, e também pelo número limitado de doses ainda disponíveis. 

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. 

Em todo, existem no Estado, segundo dados de estimativa do Censo IBGE 2022, 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nos 20 municípios já definidos para a receberem as primeiras doses, são 137.438 crianças e adolescentes nesta mesma faixa etária.

Dados da dengue

Os dados de casos notificados de dengue são publicados todas quintas-feiras pela Sesa no site https://mosquito.saude.es.gov.br/boletins.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem