Vila italiana de Araguaya recebe decoração natalina em Marechal Floriano

Publicado em 03/12/2023 às 10:52

Compartilhe

capa

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

A decoração natalina do distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, está atraindo moradores da região e turistas, que vão até a vila italiana para fazer fotos dos enfeites e da iluminação especial. A Casa do Nonno, a antiga estação ferroviária, a praça e outros pontos da vila foram decorados por dezenas de voluntários.

A abertura oficial das comemorações natalinas foi na última sexta-feira (24). Decorar a vila para o Natal já é tradição local, prática herdada dos antigos moradores, descendentes de italianos.

Neste ano, a organização do Natal em Araguaya foi de responsabilidade do Circuito Turístico nos Trilhos de Araguaya, juntamente com a Associação de Moradores de Araguaya (Sociproma) e do coordenador festivo da comunidade, Marquinhos Santos.

A decoração também teve apoio da Secretaria de Turismo de Marechal Floriano. Foram vários dias para produzir as peças decorativas e enfeitar a cidade, que teve a colaboração de voluntários, estabelecimentos comerciais locais e de outras localidades.

“Coordenar a decoração de Natal foi um desafio, mas ao mesmo tempo gratificante. A união do Circuito, da Sociproma, da comunidade e do comércio foi fundamental, pois todos entenderam que unidos conseguiríamos cumprir essa missão”, destacou Marquinhos, da Pousada Araguaya.

Presidente da Sociproma, Ademir Dadalto frisou a importância do voluntariado para decorar a vila. “Mais de 60 voluntários trabalharam nessa decoração. Muitos empresários colaboraram. Houve uma sinergia muito importante no envolvimento de toda a comunidade e afirmo que é uma das melhores decorações de todos os tempos em Araguaya”, afirmou.

Dadalto ainda enfatizou que o verdadeiro motivo de comemorar o Natal em Araguaya é para celebrar o nascimento do filho de Deus, não com foco comercial da data. “Temos que lembrar do principal motivo desta data. Nosso Natal valoriza o nascimento de Jesus e do cristianismo no mudo”, destacou.

A coordenadora do Circuito Turístico nos Trilhos de Araguaya, Francieli Klippel, da Buenos Panificadora, destacou que essa foi a primeira vez que o grupo de 23 empreendimentos participou da decoração natalina. “Contribuímos com patrocínio e com a ajuda na decoração. Nós do Circuito tivemos a honra de participar desse momento tão importante junto com a associação de moradores e da comunidade”, disse.

A decoração permanecerá na vila até o dia 6 de janeiro de 2024, proporcionando aos moradores e visitantes 45 dias para vivenciar e apreciar a decoração natalina, feita de forma colaborativa e que mantém a tradição da vila.

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem