Vídeos em língua pomerana reforçam combate ao mosquito aedes aegypti em Domingos Martins

Publicado em 19/04/2024 às 15:42

Compartilhe

saude-19-04-ft-pmdm

Texto: Bruno Caetano / Fotos: PMDM

No mês de abril, às equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde de Domingos Martins intensificam as ações de combate à dengue. Com o propósito de ampliar a cobertura vacinal no município, carros da vacina estão percorrendo diferentes regiões da cidade, oferecendo orientações e aplicando doses da vacina contra a dengue e gripe. Vídeos educativos na língua pomerana são utilizados para alertar sobre os perigos do aedes aegypti e aproximar-se dos cidadãos.

A primeira etapa do serviço itinerante levou profissionais de imunização, médicos e enfermeiros, até Campinho e Santa Isabel, para reforçar a importância e segurança das vacinas, desfazer mitos e garantir a tranquilidade de quem buscava a unidade móvel. Ao todo, foram administradas 108 doses de vacinas durante esses dois dias de carro da vacina.

Uma outra estratégia adotada também pelas equipes da vigilâncias em Saúde e da Atenção Primária à Saúde de Domingos Martins foi a produção de vídeos educativos na língua pomerana, visando atingir ainda mais a população e reforçar o vínculo com ela. A ideia por trás disso é que um maior vínculo impulsiona a adesão às ações de saúde pública. Assista abaixo ao vídeo com as orientações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

A gerente de Atenção Primária à Saúde do município, Laura Pansini, ressalta que a cobertura vacinal para a dengue entre os adolescentes ainda é muito baixa, registrando apenas 24%. Para ela, um dos motivos apontados é o medo dos pais devido a relatos raros de reações à vacina. “Para enfrentar esse desafio, nossas equipes estão trabalhando para levar cada vez mais a informação e orientação às famílias de forma acessível”, disse Laura Pansini.

Agentes comunitários de saúde também desempenharam um papel crucial, promovendo conscientização sobre a prevenção da dengue e o combate ao mosquito transmissor, o aedes aegypti.

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França