Vídeos em língua pomerana reforçam combate ao mosquito aedes aegypti em Domingos Martins

Publicado em 19/04/2024 às 15:42

Compartilhe

saude-19-04-ft-pmdm

Texto: Bruno Caetano / Fotos: PMDM

No mês de abril, às equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde de Domingos Martins intensificam as ações de combate à dengue. Com o propósito de ampliar a cobertura vacinal no município, carros da vacina estão percorrendo diferentes regiões da cidade, oferecendo orientações e aplicando doses da vacina contra a dengue e gripe. Vídeos educativos na língua pomerana são utilizados para alertar sobre os perigos do aedes aegypti e aproximar-se dos cidadãos.

A primeira etapa do serviço itinerante levou profissionais de imunização, médicos e enfermeiros, até Campinho e Santa Isabel, para reforçar a importância e segurança das vacinas, desfazer mitos e garantir a tranquilidade de quem buscava a unidade móvel. Ao todo, foram administradas 108 doses de vacinas durante esses dois dias de carro da vacina.

Uma outra estratégia adotada também pelas equipes da vigilâncias em Saúde e da Atenção Primária à Saúde de Domingos Martins foi a produção de vídeos educativos na língua pomerana, visando atingir ainda mais a população e reforçar o vínculo com ela. A ideia por trás disso é que um maior vínculo impulsiona a adesão às ações de saúde pública. Assista abaixo ao vídeo com as orientações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

A gerente de Atenção Primária à Saúde do município, Laura Pansini, ressalta que a cobertura vacinal para a dengue entre os adolescentes ainda é muito baixa, registrando apenas 24%. Para ela, um dos motivos apontados é o medo dos pais devido a relatos raros de reações à vacina. “Para enfrentar esse desafio, nossas equipes estão trabalhando para levar cada vez mais a informação e orientação às famílias de forma acessível”, disse Laura Pansini.

Agentes comunitários de saúde também desempenharam um papel crucial, promovendo conscientização sobre a prevenção da dengue e o combate ao mosquito transmissor, o aedes aegypti.

Veja também

brasil-02-05-Reproducao-redes-sociais

Barragem se rompe no Rio grande do Sul e governo fala em “situação gravíssima”

esporte-02-05-div-gov-es

Capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

geral-02-05-ft-gov-es-professora

Ex-alunos da Rede Estadual se tornam professores diante das oportunidades geradas pela Educação capixaba

agro-02-05-ft-freepik

Decreto define prazos e obrigatoriedade ao produtor rural na emissão de Nota Fiscal

mundo-02-05-ft-AFP

Acusado de matar adolescente com espada tem nacionalidade brasileira

brasil-02-05-ft-div-chuva-RS

Rio Grande do Sul confirma 13 mortes e 21 desaparecidos até o momento

saude-02-05-ft-freepik

Hipertensão infantil: um mal silencioso

alfredo-chaves

Mais de 100 pilotos disputam campeonato de voo livre em Alfredo Chaves