Vice-governadora participa do ciclo de debates sobre o Mês da Mulher na Câmara do Deputados

Publicado em 30/03/2022 às 14:27

Compartilhe

Vice-governadora-participa-do-ciclo-de-debates-sobre-o-Mes-da-Mulher-na-Camara-do-Deputados

Fonte: Governo ES / Foto: Jenifer Silva/Vice-Governadoria

A vice-governadora, Jacqueline Moraes, participou nessa terça-feira (29), da programação da campanha “Março Mês da Mulher”, em alusão ao mês e Dia Internacional da Mulher, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP).

O ciclo de debates denominado “Mais Mulheres na Política” teve início com os painéis “90 anos do voto feminino no Brasil” e “Combate à violência política contra as mulheres”, este com palestra da vice-governadora Jacqueline Moraes. Também participaram as deputadas constituintes Maria de Lourdes Abadia (DF), Moema São Thiago (CE) e Raquel Candido (RO).

A procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (AL) abriu o painel destacando a aprovação recente da Lei 14.192/2021 de violência política contra a mulher, que teve origem no Projeto de Lei 349/ 2015 da deputada Rosângela Gomes (RJ), que estabeleceu normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher no exercício de direitos políticos e de funções públicas.

“Precisamos ficar mais atentas, pois com esta lei foi incluído no Código Eleitoral o crime de assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio mulheres que participam do processo democrático, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir sua participação”, argumentou a procuradora. 

Jacqueline Mores falou sobre sua trajetória como empreendedora até chegar ao cargo de vice-governadora. Ela também ressaltou a importância de combater o machismo estrutural contra as mulheres no cotidiano e no ambiente político.

“Precisamos de mulheres na política e me orgulho de ser uma vice-governadora comprometida com a luta pelo empoderamento feminino. Precisamos de mais mulheres na política para que sejamos a ‘voz’ das mulheres. Assim, as mudanças que queremos será construída de forma conjunta e poderemos dizer não à violência, não à invisibilidade, não ao silenciamento feminino”, afirmou.

Jacqueline Moraes também mostrou o trabalho voltado para a independência feminina no Espírito Santo, por meio do programa Agenda Mulher Empreendedora. “Nós mulheres estamos em uma luta constante, buscando nosso espaço. Aposto no empoderamento feminino, por meio da qualificação produtiva, social, e emocional, para as mulheres que criam suas histórias com independência e confiança; e para o mercado de trabalho, que cresce com o incentivo de mão de obra qualificada”, pontuou.

O ciclo de debates aconteceu no Plenário 6 das Comissões (Anexo II da Câmara), em formato semipresencial. Para assistir à palestra completa basta acessar o canal da TV Câmara no Youtube.

Veja também

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju

Avenida-movimentada-de-Marechal-Floriano-tera-redutores-de-velocidade-1

Avenida movimentada de Marechal Floriano terá redutores de velocidade

Alerta-para-possiveis-impactos-do-frio-e-da-geada-na-agricultura-brasileira

Alerta para possíveis impactos do frio e da geada na agricultura brasileira

Espirito-Santo-esta-em-alerta-vermelho-para-frio-intenso-e-geada-ate-sabado-1

Espírito Santo está em alerta vermelho para frio intenso e geada até sábado

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba