Vereadores abandonam sessão em Afonso Cláudio

Publicado em 21/10/2016 às 10:11

Compartilhe

Na última quarta-feira (12), uma sessão para empossar a vereadora Selma Littig (PSB), suplente da vereadora cassada Flaviana Almeida Herzog (PMDB), terminou em descontentamento por parte de alguns vereadores, que abandonaram a sessão.

Na ocasião, o vice-presidente da mesa, Romildo Valseir Ortolani (PDT), foi empossado presidente. De acordo com vereador Luiz Temóteo (PSDB), tudo ocorreu em desacordo com o regimento interno da Câmara Municipal.

Quem ocupou a cadeira da presidência da casa para a nomeação de Romildo Valseir Ortolani foi o primeiro secretário, Romildo Camporez (DEM). Os vereadores que protestaram, apresentaram ao portal Montanhas Capixabas o artigo 17, que trata em seu parágrafo único que: “Em havendo vacância definitiva de algum Membro da Mesa deverá haver nova eleição para preenchimento da referida vaga”.

Segundo regulamento interno, discutido em um programa da Rádio Educadora, Luiz Temóteo colocou que a única hipótese em que o vice-presidente passa a substituir o presidente em definitivo é a prevista no regimento interno, onde diz: “O Vice-Presidente substituirá o Presidente da Câmara em caso de vaga por morte, renúncia, ou investidura no cargo de prefeito. Em caso de vacância em caráter definitivo deve haver eleições”, disse Luiz.

Durante a sessão, os vereadores Luiz Temóteo Dias Vieira e Otávio Saiter fizeram a leitura do equívoco por parte dos vereadores da mesa e deixaram o plenário. Luiz afirmou no programa: “Vou entrar na justiça com um Mandado de Segurança com pedido de liminar para que o regimento interno seja cumprido. Estou envergonhado de pertencer a esse quadro de legisladores. É uma verdadeira falta de respeito com os cidadãos”, afirmou.
 

Disse ainda que está indignado com a quantidade de contratações que foram feitas. Quem chega à câmara não consegue ver o mural, só é possível enxergar as nomeações e as contratações. “Devem ter prometidos cargos e agora tem que cumprir. O mural está abarrotado de nomeações, coisa que nunca se viu na nossa Câmara”, relatou Luiz Temóteo.

No dia seguinte, ontem (13), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Afonso Cláudio convocou os vereadores por meio de ofício para participarem da sessão marcada para o dia 16 de novembro, quando será escolhido por votação o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o complemento do Biênio 2015/2016. Na tarde de hoje (14), o Portal Montanhas Capixabas tentou ouvir Romildo Valseir Ortolani. Ligamos para o telefone celular e o fixo da Câmara Municipal, mas não conseguimos o contato.

Veja também

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba