Venda Nova do Imigrante é destaque em Saúde Pública

Publicado em 11/10/2021 às 09:07

Compartilhe

saude-Venda-Nova

Texto: Rádio FMZ / Fotos: Divulgação

Venda Nova do Imigrante é destaque em saúde pública do Estado. O Município alcançou a segunda posição no ranking estadual do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde nos municípios, ficando atrás apenas do Município de Mucurici com 5.468 habitantes.

A Classificação é realizada de acordo com o monitoramento de ações estratégicas dos serviços de saúde realizados no município. São eles: Pré-natal (Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Saúde da Mulher (Cobertura de exame citopatológico (preventivo)), Saúde da Criança (Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente) e Doenças Crônicas (Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada).

A Secretária de Saúde de Venda Nova do Imigrante, Marise Bernada Vilela, celebra a classificação. “Fico contente e satisfeita em ver esse resultado que reflete tamanho empenho e dedicação dos nossos profissionais de saúde, que trabalharam sem parar mesmo no período de pandemia, prestando serviço com amor, sempre tão atenciosos em fazer o melhor para os nossos munícipes!”

De acordo com o Prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minete, “a nossa classificação no programa é excelente. Ela reflete além do trabalho excepcional dos nossos profissionais de saúde, o investimento constante da Prefeitura na saúde básica do Município. Investimento este que vai desde a aquisição de novos equipamentos, contratação e informatização de serviços até treinamentos de atualização para os nossos profissionais. Tudo para que a população seja o mais bem assistida possível, buscando melhorar constantemente a nossa prestação de serviço a quem precisa.”

O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Além disso, é também uma alternativa para garantir mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.

Veja também

107945

Ministro Rogério Marinho será ouvido no Senado sobre emendas de relator

© Pedro Souza/Atlético/Direitos Reservados

Já campeão, Atlético-MG recebe Bragantino em reencontro com torcida

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes

107939

Subida dos juros deve provocar desaceleração na economia, diz Guedes

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

107935

Em relatório preliminar, deputado destina R$ 16,2 bilhões para orçamento secreto

107933

Nova proposta de reforma trabalhista quer proibir motoristas de app na CLT

107931

Pais de autor de massacre em escola de Michigan são presos