Vazamento de amônia em fábrica de Domingos Martins assusta moradores e turistas

Publicado em 05/02/2023 às 15:50

Compartilhe

Sede de Domingos Martins do alto(2)

Texto e foto: Julio Huber

O vazamento de amônia em uma fábrica de refrigerantes em Campinho, sede de Domingos Martins, causou preocupação a moradores e visitantes da cidade. A ocorrência foi registrada após as 14h deste domingo (05), último dia da Sommerfest, festa típica alemã e que deixa a cidade lotada de turistas. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para verificar o ocorrido.

A rua Roberto Carlos Kautsky, onde fica a fábrica, foi fechada por conta do forte cheiro de amônia. Pessoas que estavam próximas à Praça Dr. Arthur Gerhardt, onde fica o palco principal da festa alemã, sentiram o forte cheiro do produto. A chuva que começou a cair na cidade momentos após o registro do cheiro da amônia, ajudou a evitar com que o produto se espalhasse mais no ar.

Moradores distantes a pelo menos um quilômetro da empresa sentiram o cheiro da amônia em suas residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe da empresa conseguiu controlar o vazamento e não houve ocorrências de pessoas precisando de ajuda devido ao cheiro do produto. Após o vazamento ter sido controlado, o cheiro do produto é dissipado pelo ar, naturalmente.

AMÔNIA – A amônia é utilizada em processos de refrigeração industrial e na preparação de fertilizantes. Também é usada como base para neutralizar ácidos provenientes de óleo cru na indústria petroquímica e nos processos de extração de metais, como o cobre, níquel e molibdênio. Além disso, também faz parte dos insumos da indústria frigorífica, têxtil e farmacêutica.

É um dos produtos químicos mais amplamente disponíveis no mundo, e é a escolha preferencial para refrigeração industrial, congelamento instantâneo e armazenamento a granel devido à sua capacidade superior de resfriamento e baixo custo.

EFEITOS À SAÚDE HUMANA – A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A NR15, Norma Regulamentadora instituída pelo Ministério do Trabalho, estipula regras específicas a serem adotadas pelas empresas que trabalham com a amônia.

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana