Vazamento de amônia em fábrica de Domingos Martins assusta moradores e turistas

Publicado em 05/02/2023 às 15:50

Compartilhe

Sede de Domingos Martins do alto(2)

Texto e foto: Julio Huber

O vazamento de amônia em uma fábrica de refrigerantes em Campinho, sede de Domingos Martins, causou preocupação a moradores e visitantes da cidade. A ocorrência foi registrada após as 14h deste domingo (05), último dia da Sommerfest, festa típica alemã e que deixa a cidade lotada de turistas. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para verificar o ocorrido.

A rua Roberto Carlos Kautsky, onde fica a fábrica, foi fechada por conta do forte cheiro de amônia. Pessoas que estavam próximas à Praça Dr. Arthur Gerhardt, onde fica o palco principal da festa alemã, sentiram o forte cheiro do produto. A chuva que começou a cair na cidade momentos após o registro do cheiro da amônia, ajudou a evitar com que o produto se espalhasse mais no ar.

Moradores distantes a pelo menos um quilômetro da empresa sentiram o cheiro da amônia em suas residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe da empresa conseguiu controlar o vazamento e não houve ocorrências de pessoas precisando de ajuda devido ao cheiro do produto. Após o vazamento ter sido controlado, o cheiro do produto é dissipado pelo ar, naturalmente.

AMÔNIA – A amônia é utilizada em processos de refrigeração industrial e na preparação de fertilizantes. Também é usada como base para neutralizar ácidos provenientes de óleo cru na indústria petroquímica e nos processos de extração de metais, como o cobre, níquel e molibdênio. Além disso, também faz parte dos insumos da indústria frigorífica, têxtil e farmacêutica.

É um dos produtos químicos mais amplamente disponíveis no mundo, e é a escolha preferencial para refrigeração industrial, congelamento instantâneo e armazenamento a granel devido à sua capacidade superior de resfriamento e baixo custo.

EFEITOS À SAÚDE HUMANA – A amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. A NR15, Norma Regulamentadora instituída pelo Ministério do Trabalho, estipula regras específicas a serem adotadas pelas empresas que trabalham com a amônia.

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo